Foto: Reprodução/Prefeitura de Petrolina - PEEm 2024, 2.416 atendimentos foram realizados através do CEAMA Prefeitura de Petrolina,..." name="description" />
Em 2024, 2.416 atendimentos foram realizados através do CEAM
A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, tem trabalhado incansavelmente para oferecer atendimento integral às mulheres vítimas de violência física, psicológica ou patrimonial. Em 2024, de janeiro a novembro, 2.416 serviços foram ofertados através do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM).
O CEAM é coordenado pela Secretaria Executiva da Mulher e oferece, de forma gratuita, serviços que podem contribuir para o enfrentamento da violência doméstica e familiar, além do empoderamento feminino. No local, além dos atendimentos socioassistencial, psicológico, jurídico e médico, são desenvolvidas palestras, cursos, capacitação e oficinas, visando o fortalecimento e o resgate da cidadania das mulheres vítimas de violência. O equipamento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, e fica localizado na Avenida Gilberto Freire, S/Nº, Vila Mocó (em frente ao SESI).
Além de acolhimento, os serviços oferecem escuta sigilosa e sem julgamentos, de forma rápida e respeitosa, prestada por uma equipe multidisciplinar, formada inteiramente por mulheres. Isso faz com que a vítima sofra o mínimo possível durante o relato sobre a violência enfrentada por ela.
Mensalmente também acontecem as reuniões do Grupo de Convivência para mulheres vítimas de violência, realizado no próprio CEAM, como forma de fortalecer e ressignificar suas histórias. O trabalho é focado no acompanhamento dessas vítimas, considerando a autonomia e contribuindo na construção de estratégias para o rompimento das situações de violência doméstica e familiar.
Reconhecimento:
Como reconhecimento deste trabalho, Petrolina recebeu o prêmio ‘Prefeitura Amiga das Mulheres’, promovido pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), sendo a grande campeã na categoria de municípios com mais de 100 mil habitantes. O prêmio, entregue em abril deste ano, reconhece e valoriza práticas inovadoras e programas de enfrentamento à violência contra a mulher e de incentivo ao empreendedorismo feminino.
Mín. 24° Máx. 28°