Reconhecimento destaca iniciativas voltadas para sustentabilidade e preservação ambiental
A Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) foi premiada nesta sexta-feira (13) com o Selo TCE Sustentável – Edição 2024, reconhecimento concedido pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE). A colaboradora Josenira Pedrosa, da Coordenadoria de Planejamento da SDE, recebeu o prêmio em nome da Secretaria durante a cerimônia realizada no plenário do TCE-CE.
A premiação destacou as iniciativas sustentáveis da SDE, com ênfase em três eixos principais:
– Educação e sensibilização ambiental;
– Campanhas sustentáveis
– Coleta seletiva
Para Josenira Pedrosa, o prêmio reflete o empenho da equipe em integrar ações sustentáveis às rotinas da Secretaria:“Este reconhecimento reforça que a sustentabilidade é um valor essencial para a SDE. Estamos comprometidos em promover mudanças positivas que impactem o meio ambiente e a sociedade de forma responsável.”
Além da SDE, a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará também foi agraciada com o selo, sendo a única representante do Complexo do Pecém a conquistar a honraria. Esta é a quarta vez que a ZPE é premiada, por suas ações voltadas para a redução do consumo de papel e de copos plásticos, gestão de energia elétrica, água e resíduos sólidos, além de iniciativas como sensibilização e treinamento com colaboradores, qualidade de vida no ambiente de trabalho e licitações sustentáveis.
O selo foi entregue pelo presidente do TCE-CE, Rholden Queiroz, ao presidente da ZPE Ceará, Fábio Feijó. Também participaram do evento Karina Bzyl, gerente de operações, e Juliana Carvalho, colaboradora do setor de meio ambiente e segurança do trabalho.
Para Fábio Feijó, a premiação reafirma a importância de alinhar o desenvolvimento econômico às boas práticas ambientais: “Receber o selo é um reconhecimento de que estamos no caminho certo. Este prêmio fortalece nosso compromisso e nos motiva a continuar investindo em práticas cada vez mais responsáveis e sustentáveis, que refletem nossa visão de futuro e nosso papel como agentes de mudança para um Ceará mais verde e próspero para as futuras gerações”, destacou.
O Selo TCE Sustentável, instituído pelo Tribunal de Contas do Estado, reconhece organizações públicas e privadas que promovem a responsabilidade socioambiental, seguindo critérios estabelecidos pelo Comitê de Sustentabilidade do TCE-CE. A premiação reforça a importância de iniciativas sustentáveis como ferramentas essenciais para o desenvolvimento do Ceará.
Mín. 25° Máx. 27°