A Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Lazer da Câmara Municipal de São Luís realizou, na tarde da última sexta-feira (13), uma reunião com representantes da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Defensoria Pública e Conselheiros Tutelares para discutir sobre algumas demandas da educação do município. O principal ponto abordado no encontro foi o processo de matrícula e rematrícula dos alunos em São Luís para o ano letivo de 2025.
O co-vereador Jhonatan Soares, do Coletivo Nós (PT), informou que a rede municipal de ensino de São Luís tem enfrentado problemas com a matrícula, como falta de vagas e até mesmo problemas no sistema de gerenciamento das inscrições dos alunos. O parlamentar ressaltou também que muitos dos estudantes que conseguiram se matricular foram encaminhados para escolas distantes de suas residências.
O encontro, que contou com a presença da Secretária Adjunta de Educação do Município, Gusmaia Mourinho, serviu para apresentar as demais problemáticas relacionadas ao processo de matrículas e discutir soluções para garantir que os alunos tenham acesso à educação.
Jhonatan Soares disse que a reunião foi produtiva e acrescentou que a Secretaria de Educação apresentou um plano satisfatório, que, uma vez colocado em prática como planejado, vai amenizar ou solucionar o problema das matrículas.
“Tivemos excelentes resultados apresentados, a Secretaria de Educação fez o dever de casa, eles fizeram todo um planejamento. As famílias vão poder ser recebidas pelos gestores escolares. Eles apresentaram um passo a passo, disseram que vai ser apresentado na tv os prazos e períodos de matrícula, alguns prazos são bem curtos, e não vai acontecer da mesma forma como foi no ano passado. A nossa esperança é que o que foi planejado seja executado bem”, frisou.
O co-vereador informou ainda que como encaminhamento da reunião ficou acordado a realização de um novo encontro, para o mês de janeiro, para continuar tratando da educação, das matrículas escolares e discutindo novas demandas, como o replanejamento das rotas do transporte escolar para atender mais estudantes.
Também participaram da reunião o Defensor Público do Núcleo da Infância, Dr. Davi Veras; o Técnico de Estatística da SEMED, Thyago Moraes; e nove Conselheiros Tutelares.
Mín. 25° Máx. 27°