
Nesta segunda-feira, 16/12, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e o Pacto Contra a Fome, formalizaram acordo de cooperação que prevê a realização de um estudo e a proposição de melhores práticas de redução de perdas e desperdícios de alimentos focado na redistribuição a ser implementado por Centrais de Abastecimento em todo o Brasil, especialmente as de Minas Gerais e São Paulo.
Para isso, o Pacto Contra a Fome iniciará imediatamente um estudo das experiências exitosas executadas no país, propondo posteriormente caminhos para a replicação para as demais centrais de abastecimento. O objetivo da proposta é reduzir o desperdício de alimentos nos entrepostos e promover segurança alimentar e nutricional por meio da redistribuição dos alimentos.
O evento foi realizado no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), da CEAGESP, em São Paulo, com a presença do ministro Paulo Teixeira, da presidente do conselho do Pacto Contra a Fome, Geyze Diniz, e do diretor-presidente da CEAGESP, José Lourenço Pechtoll, entre outras autoridades.
“É um dia muito importante porque mostra o papel da sociedade civil atuando com outras instituições e o governo. O objetivo do Pacto Contra a Fome é que a gente olhe os principais exemplos de movimentação dos CEASAS e dos melhores usos para evitar o desperdício de alimentos”, afirmou Geyze Diniz, cofundadora e presidente do Conselho do Pacto Contra a Fome.
“O Pacto Contra a Fome será fundamental para pensar no melhor modelo, no impacto e na abrangência dessas iniciativas nas cidades e regiões", afirmou o ministro Paulo Teixeira.
Durante o evento, os participantes visitaram as instalações do Banco de Alimentos (BCA), onde ocorreu a entrega simbólica de alimentos doados por agricultores familiares.
Sobre o Pacto Contra a Fome
O Pacto Contra a Fome é uma coalizão suprapartidária e multissetorial que atua para contribuir para a erradicação da fome e do desperdício de alimentos de forma estrutural e permanente. Tendo como missão contribuir para erradicar a fome até 2030 e ter todos os brasileiros bem alimentados até 2040, o Pacto atua sob três pilares: articulação, inteligência estratégica e incentivo.
Saiba mais sobre o Pacto Contra a Fome e cada um dos projetos em www.pactocontrafome.org
Sergipe Crianças aprovam atividades desenvolvidas pela Estação Acolher durante os festejos juninos
Sergipe Previsão indica semana com predomínio de chuvas fracas em Sergipe
Sergipe Véspera de São João terá Luanzinho Moraes e Painel de Controle no Arraiá do Povo
Sergipe Seasic garante inclusão e participação do público surdo com Intérpretes de Libras no Arraiá do Povo
Sergipe PAA Estadual distribui mais de 14 toneladas de alimentos para famílias de Santana do São Francisco
Sergipe Governo do Estado garante acessibilidade e inclusão nos festejos juninos com espaços e ações inclusivas Mín. 23° Máx. 26°