Rapadura, mel, cajuína e artesanato são só alguns dos produtos da agricultura familiar piauiense que estão presentes na Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes), que é realizada em Salvador, na Bahia. A abertura da feira ocorreu nesta quarta-feira (11), no Parque Costa Azul.
A 3ª edição da Fenafes faz parte do Circuito Nordestino de Feiras da Agricultura Familiar, realizado pelo Consórcio Nordeste junto às Secretarias Estaduais da Agricultura Familiar dos estados do Nordeste.
A secretária da Agricultura Familiar, Rejane Tavares, que está participando da feira acompanhando os expositores que representam o Piauí, cita a variedade que os visitantes do evento vão encontrar no stand dos agricultores piauienses.
“É uma feira enorme com mais de 4 mil expositores e trouxemos toda a riqueza e toda a diversidade da nossa produção. É uma oportunidade para que os agricultores possam comercializar seus produtos e também trocar experiências com todos os outros produtores do Nordeste”, disse a secretária.
A Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária reúne uma variedade de produtos da agricultura familiar da Bahia e de outros estados nordestinos, em um espaço que apresenta produção dos nove estados da região, se transformando em um misto de sabores e culturas tradicionais da região.
O Piauí está presente com representantes de 15 coletivos de diferentes partes do estado, um deles é a Naturais FD, idealizado pela fitoterapeuta e produtora agroecológica Adriela Dantas, do município de Pimenteiras A produtora disse que o primeiro dia de feira foi um sucesso e está na expectativa para que mais pessoas conheçam seus produtos.
“Somos um grupo familiar, cultivamos quintal agroecológico com plantas nativas, ornamentais, exóticas e medicinais, e trouxemos para cá mudas, sementes, ervas e produzimos remédios naturais, como garrafadas, xaropes e tinturas. Estou adorando a Fenafes e espero que cada vez mais pessoas venham para conhecer nossos produtos,” falou.
A feira é promovida pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional da Bahia e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural da Bahia, em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (Unicafes-BA).
Mín. 24° Máx. 27°