O Parque Estadual de Itaúnas (PEI), sob a gestão do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), realizará, neste sábado (14), uma oficina de "Arqueologia e Escavação Simulada". A atividade será das 8h30 às 17h e tem como objetivo proporcionar aos participantes noções sobre arqueologia, além de promover uma vivência prática em um sítio arqueológico simulado.
O evento será conduzido pelo arqueólogo Henrique Valadares, com colaboração do cientista social Jefferson Gonçalves. A oficina abordará temas, como as características dos sítios arqueológicos presentes no PEI e os materiais encontrados nesses espaços. A parte teórica da oficina fornecerá uma introdução à arqueologia, focando na interpretação de artefatos e nas técnicas de escavação.
Já a parte prática será realizada em um espaço que simula um sítio arqueológico, onde os participantes poderão realizar escavações simuladas para encontrar e analisar artefatos históricos.
De acordo com Gustavo Rosa, servidor do Iema, a oficina faz parte do encerramento das atividades deste ano do Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social do PEI. “A proposta dessa oficina é transmitir conhecimento sobre os sítios arqueológicos da região, sensibilizando os participantes para a importância da conservação desses espaços. Por meio da educação patrimonial, buscamos envolver a comunidade e instituições de ensino no aprendizado sobre a história local e a importância da preservação desses locais históricos”, explicou Rosa.
As inscrições para a oficina podem ser feitas por meio do formulário disponível aqui . Para mais informações, é possível entrar em contato pelo e-mail parquedeitaunas@gmail.com ou pelo telefone (27) 3763-3713.
>
Mín. 23° Máx. 28°