O Governo do Piauí, por meio da Secretaria da Administração (Sead), instituiu um grupo de trabalho com o objetivo de simplificar a linguagem utilizada nos atos e comunicações oficiais do Poder Executivo estadual. A iniciativa, formalizada pela portaria nº 631/2024/GAB/Sead, publicada no Diário Oficial, dessa segunda-feira (11), visa tornar a comunicação mais clara e compreensível para os cidadãos piauienses.
O grupo terá um prazo de 12 meses para elaborar e implementar um plano de ação que promova o uso da linguagem simples nos órgãos e entidades da Administração Pública estadual. Além disso, serão desenvolvidos materiais de orientação e capacitação destinados aos servidores públicos, com o intuito de disseminar a prática da linguagem acessível.
A equipe também será responsável por avaliar e monitorar a aplicação da linguagem simples nos atos e comunicações oficiais, promovendo melhorias contínuas nos serviços públicos.
Sob a coordenação da Diretoria de Inovação da Secretaria de Estado da Administração (Sead), o grupo contará com representantes de diversas secretarias e entidades estaduais. A atuação conjunta permitirá a articulação de ações voltadas à difusão da linguagem simples em toda a Administração Pública do Estado do Piauí.
Mín. 23° Máx. 28°