A Taça EDP chega ao momento decisivo e se prepara para coroar os grandes campeões das categorias feminino e masculino do maior campeonato de comunidades do Espírito Santo. A final será realizada no bairro Eldorado, na Serra, neste sábado (14), a partir das 8 horas. A competição é uma realização da Rede Gazeta, em parceria com a EDP, a Central das Comunidades, com patrocínio master do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), via Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba (LIEC).
Até aqui, 80 jogos ditaram a trajetória de 44 equipes de toda a Grande Vitória e, agora, apenas Eldorado e Nova Almeida, da Serra, e Bairro da Penha, da Capital, além de Jardim Guadalajara, de Vila Velha, têm chances de soltar o grito de campeão no próximo sábado (14).
Nas semifinais femininas, Bairro da Penha superou as adversárias de Rio Marinho pelo placar de 2 a 0 e conquistou a primeira vaga em disputa no dia. A adversária na decisão das meninas saiu do embate entre São Francisco e Jardim Guadalajara, que, após uma chuva de gols, terminou com a vitória por 4 a 2 da equipe canela-verde.
Entre os meninos, São Pedro e Eldorado fizeram jogo truncado até os momentos finais, quando o time serrano encontrou espaço para balançar as redes e conquistar a classificação com vitória simples por 1 a 0.
Na última partida do dia, mais emoção até os últimos minutos. Quando tudo indicava uma disputa nos pênaltis entre Perocão e Nova Almeida, o gol da classificação do time da Serra veio justamente em uma penalidade marcada nos últimos instantes do segundo tempo. Vitória por 1 a 0 e passaporte carimbado para a decisão.
Premiação
Para as equipes campeãs, a competição vai promover R$ 32 mil em premiações, sendo R$ 16 mil para cada um dos times. Segundo o regulamento previamente apresentado, os valores serão integralmente revertidos para a compra de materiais esportivos, como chuteiras, coletes, bolas e demais itens voltados para o desenvolvimento do esporte nas comunidades.
Além disso, os segundos e terceiros lugares vão contar com premiação de medalhas e um kit de uniforme completo para os 22 atletas que disputaram a competição. Ao mesmo tempo, quem vibra nas arquibancadas não fica de fora dos prêmios, já que, no final da Taça, a torcida mais animada e que promover a confecção de bandeiras, faixas e camisas da forma mais criativa, vai receber o prêmio “Torcida Campeã”, com um churrasco liberado para 100 pessoas.
Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba (LIEC)
Sancionada pelo governador do Estado, Renato Casagrande, a Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba (LIEC) é importante para promover atletas, clubes, federações, associações e competições esportivas, de forma geral, em todo o Estado, por meio de recursos captados com empresas instaladas no Espírito Santo.
O objetivo é abranger projetos em diversas categorias, como o desporto educacional, de lazer e de participação, voltados para as ações com o público em geral, e de rendimento, direcionados para atletas e paratletas de alto rendimento, com foco na melhora dos resultados em competições.
Como patrocinar
As empresas que desejam financiar os projetos esportivos do Estado, por meio da Lei de Incentivo, a LIEC, podem acessar o site oficial da Sesport e analisar os projetos já aprovados. Em caso de interesse por parte das empresas, ela pode entrar em contato com a Sesport para receber mais informações dos proponentes.
>
Mín. 23° Máx. 28°