Foto: Divulgação Conede/SC
O Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede/SC) conclui o ano de 2024 com balanço positivo. Foram várias ações em prol da promoção das políticas pública para as pessoas com deficiência em Santa Catarina, entre elas atividades junto aos municípios, a realização da V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, além da participação em eventos dentro e fora do estado.
“Esse foi um ano muito produtivo. Percorremos vários municípios orientando sobre como criar conselhos, capacitando os conselheiros nos locais em que o conselho municipal já existe e prestando orientação técnica no que foi necessário. Além disso, realizamos uma conferência estadual e fomos o estado que, proporcionalmente, mais realizou conferências municipais”, avalia o secretário executivo do Conede/SC, Alexandre Belino.
A V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência foi realizada de 23 a 25 de abril, em São José, e contou com 350 participantes de todas as regiões de Santa Catarina. O evento teve como tema central Cenário atual e futuro na implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Construindo um Brasil mais inclusivo. O objetivo foi debater políticas públicas e garantir oportunidades iguais para todos os 6,9% de catarinenses que possuem algum tipo de deficiência, conforme o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022. Depois uma delegação de 32 pessoas de Santa Catarina levou as propostas dos catarinenses para a conferência nacional, que ocorreu em Brasília.
A secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), Maria Helena Zimmermann, destacou a importância da conferência. “Iniciativas como essa contribuem para o desenvolvimento da inclusão e da autonomia das pessoas com deficiência em Santa Catarina”, disse.
Ao longo do ano de 2024 o Conede/SC também realizou atendimentos aos municípios para criação e acompanhamento dos Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e capacitações. O Conselho esteve em Jaguaruna, Anitápolis, São José, Pomerode, Santo Amaro da Imperatriz e Blumenau.
O Conede/SC participou ainda de diversos eventos que trataram de temas como a conscientização da acessibilidade, o Congresso Estadual das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), e da reunião com a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência sobre Avaliação Biopsicossocial, entre outros.
Mais informações:
Jornalista Luciane Lemos.
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: ascom@sas.sc.gov.br
Mín. 24° Máx. 27°