O Atendimento Comunitário do Semae - Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto - cadastrou, até o momento, 80 famílias da Favela Marte no benefício da tarifa social, destinada a moradores em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A busca ativa está sendo acompanhada pelo serviço socioassistencial da autarquia.
Com o benefício, uma família que utiliza até 10 metros cúbicos de água por mês irá pagar R$ 12; uma diferença de R$ 35,40 em relação à tarifa residencial comum pela mesma quantidade de consumo de água.
"Nosso objetivo, além de cadastrar as famílias, é construir pontes para uma vida mais digna. A tarifa social permite que as pessoas, não apenas tenham acesso aos serviços essenciais de água e esgoto, mas também se sintam incluídas em um processo de transformação social que começa pela infraestrutura de saneamento, estendendo-se à melhoria da qualidade de vida", destacou a assistente social do Semae, Anna Frias.
Atualmente, o benefício já contempla 5.922 famílias no município. Para se inscrever na tarifa social, o usuário deve possuir renda individual de até meio salário mínimo, com renda familiar total limitada a três salários mínimos; consumir até 220 kWh/mês de energia elétrica em uma instalação residencial monofásica e residir em imóvel unifamiliar (uma única unidade domiciliar).
A autarquia também oferece uma categoria de tarifa social voltada a aposentados e pensionistas. Nesse caso, a renda familiar total não pode ultrapassar dois salários mínimos. Beneficiários que possuam imóvel devem ser proprietários de apenas uma propriedade, registrada em seu nome e utilizada exclusivamente como moradia.
Beneficiários de programas do Governo Federal também podem se inscrever, desde que estejam registrados no CadÚnico - Cadastro Único, base que identifica famílias de baixa renda, sendo ou não beneficiárias de programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, ou receberem o BPC - Benefício de Prestação Continuada.
Os interessados podem realizar o cadastro em um dos postos de atendimento presencial do Semae. São eles o Poupatempo, o Posto de Atendimento Moacir de Araújo Góes ou a Prefeitura Regional Norte.
O Atendimento Comunitário é uma das frentes de trabalho do Departamento de Relações com os Usuários - DRU. O serviço promove inclusão em benefícios sociais, negociação e regularização de débitos, atualizações cadastrais e esclarecimento de dúvidas, muitas vezes por meio de visitas domiciliares. Em 2024, foram realizados 12.872 atendimentos, fortalecendo a proximidade com a população.
O Semae foi responsável por implementar toda a infraestrutura de saneamento básico na Favela Marte, incluindo a instalação de 3.100 metros de redes de água e 3.060 metros de redes de esgoto, além de ramais e caixas padrão. A estrutura atende 239 lotes residenciais e nove comerciais, com capacidade para beneficiar até 1.380 habitantes.
Um interceptor de esgoto, com 243 metros de extensão e 400 milímetros de diâmetro, também foi construído, ao custo de R$ 258 mil. O investimento total na obra foi de aproximadamente R$ 3 milhões.
PoupatempoAtendimento:Segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas (exceto feriados).Endereço:Rua Antônio de Godoy, 3.033, Centro. CEP 15015-100, São José do Rio Preto/SP.
Engenheiro Schmitt (Posto de Atendimento Moacir de Araújo Góes)Atendimento:Segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas (exceto feriados).Endereço:Rua Voluntários da Pátria, 350, Centro. CEP 15104-040, Distrito de Engenheiro Schmitt.
Prefeitura Regional NorteAtendimento:Segunda a sexta-feira, das 10 às 19 horas, e aos sábados, das 10 às 15 horas (exceto feriados).Endereço:Av. Alfredo Antônio de Oliveira, 2077 Jardim Planalto CEP 15046-355, São José do Rio Preto/SP - Shopping Cidade Norte – Praça de Alimentação.
Em caso de dúvidas, o usuário pode entrar em contato com o Semae pelo número 0800 770 6666. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 6 à meia-noite. E aos sábados, domingos e feriados, das 7 às 19 horas.
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