Domingo, 19 de Janeiro de 2025
24°

Tempo nublado

Salvador, BA

Agricultura Piauí

Quitanda no Palácio de Karnak é oportunidade para ter acesso a alimentos saudáveis no Centro de Teresina

O principal intuito do programa é impulsionar a comercialização de produtos da agricultura familiar de comunidades da capital e seu entorno.

06/12/2024 às 13h49
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Quitanda da Agricultura Familiar reuniu, nesta sexta-feira (6), doze coletivos de agricultores familiares que levaram seus produtos até o Palacio de Karnak, sede do governo estadual, que fica localizado na Av. Antonino Freire, no Centro de Teresina. Um dos principais objetivos dessa iniciativa da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) é expandir a comercialização dos produtos dos agricultores familiares para todos os cantos da capital, para que mais pessoas tenham acesso e conheçam o trabalho deles.

Essa foi a quarta edição da Quitanda no Palacio de Karnak. Quem foi por lá, encontrou produtos diversificados da agricultura familiar como legumes, verduras, frutas, chás e sucos. O engenheiro agrônomo da SAF, Bruno Costa, faz parte do projeto e falou sobre a importância de levar o programa para toda a Teresina para impulsionar a comercialização dos produtos.

“O programa é um incentivo para o agricultor, trazendo o produtor aos lugares para que ele faça essa comercialização dos seus produtos, porque produzir já é difícil, porém o mais complicado é fazer essa comercialização. Então ocorreu esse elo entre o Estado e o produtor, e no caso do cliente, tem acesso a produtos de qualidade, com produção agroecológica. A expectativa para 2025 é aumentar ainda mais nosso leque de parceiros,” disse o engenheiro. 

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Geirly Silva / SAF

Um dos coletivos que marcou presença no Karnak foi o Assentamento Lembrada, da cidade de Altos, que trouxe uma variedade de produtos como ovos caipiras, linguiça suína e linguiça caseira. Dinalva Chaves, agricultora familiar dessa comunidade, destacou como a participação no projeto da Quitanda impulsionou as vendas.

Continua após a publicidade

“A partir do momento que nós começamos a participar da Quitanda, a gente passou a vender bem mais, pois os produtos são bem divulgados. O pessoal conhece nossos produtos, gosta muito e volta para comprar mais. Nós vendemos capote, galinha caipira, linguiça suína, linguiça caseira, leitão e o carneiro, e ovos de galinha caipira”, falou a agricultora. 

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Geirlys Silva / SAF

Com o alto fluxo de pessoas que passam pelo Palácio de Karnak ou pelos setores no entorno da sede do Poder Executivo estadual, é possível dar maior visibilidade ao trabalho dos produtores. A servidora pública Thais Pompeu Viana é moradora do Centro de Teresina e cliente fiel da Quitanda. Ela falou sobre a importância de incentivar o trabalho dos agricultores e como os produtos melhoram sua qualidade de vida.

Continua após a publicidade

“É muito bacana, porque é um incentivo à agricultura familiar, ao pequeno agricultor. Então, quando a gente vem aqui, são produtos mais saudáveis, que não se encontram em qualquer lugar, é bem satisfatório. Hoje, eu comprei ovo e feijão verde, eles são ótimos, super fresquinhos e maravilhosos, fazem toda diferença para minha saúde,” destacou a servidora.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Geirlys Silva / SAF

Quitanda da Agricultura Familiar

Continua após a publicidade

A Quitanda da Agricultura Familiar é um projeto da SAF que consiste em feiras organizadas para promoção e comercialização de produtos de associações rurais produtores e cooperativas da agricultura familiar. Aos domingos, é realizada na Feirinha Verde da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Outras versões do projeto também ocorrem em condomínios e empresas, além das edições mensais no Palácio de Karnak. A Quitanda também conta com gôndolas em supermercados distribuídos pelo Piauí onde são comercializados produtos da agricultura familiar.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários