A cidade de São José do Rio Preto foi reconhecida nesta quarta-feira, 4/12, com o Prêmio Município Resiliente – Ouro, durante cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. O evento, que também marca o lançamento da “Operação SP Sempre Alerta de Chuvas”, reuniu autoridades e representantes municipais para reconhecer os esforços em gestão de riscos e desastres no Estado de São Paulo.
Rio Preto alcançou a pontuação de 95,5, dividindo o topo do ranking estadual com Vinhedo e à frente de municípios como Sorocaba (94,5) e Campinas (94). A premiação reconhece as cidades que adotam práticas de redução de riscos e desastres, promovendo desenvolvimento sustentável por meio de indicadores que avaliam a maturidade na gestão de proteção e defesa civil.
O resultado é obtido a partir de três programas: o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), do Tribunal de Contas do Estado; o Programa Município VerdeAzul (PMVA), da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística; e a Campanha Construindo Cidades Resilientes (MCR2030), da ONU.
O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo, recebeu o prêmio das mãos do vice-governador paulista, Felicio Ramuth, e do secretário-chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil do Estado, Henguel Ricardo Pereira. “É com imensa satisfação que São José do Rio Preto recebe o Prêmio Município Resiliente – Ouro, um reconhecimento que reafirma nosso compromisso com a sustentabilidade e a proteção da nossa população frente aos desafios climáticos. Este resultado reflete o esforço de uma equipe dedicada e o trabalho contínuo que temos realizado ao longo dos últimos anos para tornar Rio Preto referência em gestão sustentável e proteção à população”, afirma o prefeito Edinho Araújo.
Edinho estava acompanhado do diretor da Defesa Civil do município, coronel Carlos Lamin. “Essa conquista é um coroamento para a Defesa Civil e para toda a equipe da gestão atual, do prefeito Edinho Araújo, que sempre me deu muito apoio no desenvolvimento das nossas ações. Hoje, a Defesa Civil possui uma credibilidade muito grande na cidade. Estou muito contente com esse reconhecimento, que marca o encerramento de um ciclo de oito anos à frente da Defesa Civil de Rio Preto. Parabéns à gestão, aos secretários e à minha equipe, pois ninguém faz nada sozinho. Na verdade, este trabalho envolve praticamente todas as secretarias da Prefeitura”, diz Lamin.
O Prêmio Município Resiliente foi criado pelo governo estadual em 2019 e, desde então, tornou-se uma das principais iniciativas para incentivar e avaliar medidas preventivas em nível municipal. A certificação é concedida a cidades que alcançam pelo menos 70 pontos, sendo que, nesta edição, Rio Preto se destacou com o grau máximo de Ouro, superando a classificação Prata obtida no ano anterior. A conquista reforça a posição de Rio Preto como referência estadual em planejamento e gestão integrada, que não apenas busca evitar tragédias, mas também garantir respostas eficazes em situações de emergência.
Nos últimos anos, Rio Preto tem se consolidado como uma das cidades paulistas mais bem avaliadas no Programa Municípios Resilientes. Em 2022, o município alcançou a qualificação Ouro, liderando o ranking estadual com a maior pontuação. Já em 2023, recebeu a classificação Prata, ficando atrás apenas de Campinas.
Mín. 25° Máx. 28°