Minas é o melhor lugar para inovar e investir. E para expandir ainda mais o ecossistema mineiro de inovação, o Governo de Minas , por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) , tem apoiado iniciativas que reforcem o potencial do estado nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). O Pacto pela Inovação em Uberlândia é mais um aliado nesse processo.
Com 21 signatários, o Pacto pela Inovação foi lançado oficialmente na abertura do Uberlândia Summit, principal evento de tecnologia e inovação da cidade, na terça-feira (26/11). O objetivo é reconhecer e posicionar a cidade como um importante polo de inovação e tecnologia do interior do Brasil.
"O Governo de Minas apoia e continuará apoiando iniciativas como essa, que tornam o ecossistema mineiro de tecnologia e inovação ainda mais pujante. A comunidade de inovação da cidade, o Uberhub, tem feito um trabalho excepcional, e é um exemplo para todo o estado”, afirma o secretário Executivo de Estado de Desenvolvimento Econômico, Bruno Araújo.
Pacto pela Inovação
A iniciativa visa criar condições para que a cidade do Triângulo Mineiro se transforme no principal polo de inovação do interior do país. O Pacto já conta com importantes signatários, representantes da quádrupla hélice — Poder Público, academia, setor privado e sociedade. A ação está aberta a adesões de instituições interessadas em fazer parte, que podem acessar o site da iniciativa para saber detalhes e submeter pedido de participação.
"O Governo de Minas é parceiro chave para fortalecer o ecossistema de inovação de Uberlândia, apoiando políticas públicas e investimentos que criam um ambiente propício ao desenvolvimento de tecnologias e negócios", destaca o líder de comunidade no Uberhub, Ferdinando Kun.
Para a elaborar e implementar o Pacto pela Inovação, foram definidas algumas etapas de execução. As etapas de Reunião e Pactação já foram executadas e envolveram os principais atores de inovação da cidade para identificar desafios e acordar soluções.
As etapas de Definição de Projetos e Monitoramento e Impacto ainda serão executadas. A primeira está prevista para iniciar em fevereiro de 2025, quando serão definidos os desafios prioritários que darão origem a projetos colaborativos. Por sua vez, as etapas de Monitoramento e Impacto serão executadas conforme a implementação desses projetos, para medir a eficiência e o impacto econômico deles.
Ecossistema de Inovação de Uberlândia
Com mais de 500 empresas de tecnologia, entre startups e negócios de base tecnológica, que impulsionam a criação de mais de mil vagas na área de inovação, Uberlândia se destaca como um dos principais polos de inovação do Brasil. Esses empreendimentos são impulsionados pelo UberHub, comunidade de inovação do município, que conta com mais de 25 mil pessoas.
Em 2024, Uberlândia teve 14 finalistas e TOP3 no Startup Awards, o maior reconhecimento de inovação do Brasil. Além disso, startups locais têm ganhado destaque nacional e internacional, com casos de empresas adquiridas por grandes corporações nacionais e até por empresas do Vale do Silício, comprovando o impacto e o potencial da inovação da cidade.
Mín. 24° Máx. 27°