Foi oficialmente entregue na manhã desta sexta-feira (29 de novembro), a cobertura metálica construída na 6.ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no km 733 da BR-163. A empreitada teve início em março e foi concluída em outubro, garantindo assim 821,70 m² de área coberta atravessando a pista da rodovia, com um investimento de R$ 731.392,01 por parte da Prefeitura.
A instalação da estrutura metálica vinha sendo discutida desde 2021, quando, prontamente, o prefeito Ari Lafin disse sim ao pedido feito pela instituição federal. Para viabilizar toda a intervenção, foi sancionada, em 3 de outubro de 2023, a Lei 3.440. A partir da legalização de todo o trâmite, teve início o processo licitatório que permitiu a definição da empreiteira que instalou a estrutura, a Lanssnova Engenharia Ltda.
“Entregar esta cobertura é coroação de um sonho antigo de todos”, resumiu o inspetor Leonardo Ramos, que estava à frente da Delegacia quando todo o processo teve início. Hoje, o comandante da delegacia é inspetor Felipe Mesquita, contemporâneo de Ramos na PRF. “ Começamos nossas carreiras aqui, nesta unidade, e quero agradecer ao Executivo pela coragem de solicitar ao Legislativo a utilização de recursos do Município em uma obra federal”, contextualizou o PRF, lembrando do quanto o apoio, tanto do Executivo, quanto dos conselhos de Segurança (Comsep e Conseg) são fundamentais para o bom funcionamento da unidade, “ que funciona no maior corredor de grãos do país”.
A benfeitoria também facilitará o trabalho de instituições como a Polícia Judiciária Civil (PJC), a Polícia Militar (PM), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) e a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (Ager MT).
“Das 15 unidades operacionais de Mato Grosso, agora, somente a do Posto Gil ainda não tem cobertura, por uma questão de necessidade de adequação estrutural”, informou o superintendente da PRF em Mato Grosso, Arthur Nogueira, que agradeceu a gestão municipal por assumir esta demanda. “É uma gestão diferenciada da de outros prefeitos, porque entende que a segurança pública também é dever do município”.
Em sua fala, o prefeito relembrou outras ações articuladas pelo Executivo, tanto de forma direta, quanto em parceria com conselhos e outros entes federativos para reforçar o trabalho das forças de segurança, como o pedido de mais delegados e a viabilização de um novo prédio para a delegacia da Polícia Judiciária Civil (PJC), ações de reforma e ampliação do Batalhão da PM em Sorriso, e também em Boa Esperança, construção de um novo quartel para o Corpo de Bombeiros, dentre uma série de outros avanços.
“Segurança pública, é, de fato, responsabilidade de todos”, enfatizou o gestor, acrescentando que o trabalho social é igualmente estratégico para resolver problemas crônicos ligados à segurança. Ari também relembrou outras ações realizadas pelo Executivo para melhorar as condições de trabalho dos PRFs assim como dos usuários da via abordados na Delegacia.
Outros investimentos
A unidade foi revitalizada ainda em 2022, com remodelação do layout interno, pintura, iluminação externa com luminárias em LED, novos móveis, persianas e um jardim.
Para tanto, mais que a disponibilização da equipe de servidores da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), da equipe de paisagismo do Horto Municipal Sebastião Almeida da Silva, assim como de mão-de-obra de reeducandos via Projeto Mão Amiga, a empreitada também contou com a destinação de recursos via Fundo Municipal de Segurança Pública (Fumsep), e ainda de devolução de parte do duodécimo pela Câmara de Vereadores. O Conselho de Segurança Pública (Conseg) também atuou no processo.
Além da intervenção promovida pela Prefeitura de Sorriso, à época, a reforma da unidade contou com o aporte de R$ 1,5 milhão via Rota do Oeste, o que resultou em melhorias e ampliação da delegacia, da sala de instrução e da unidade operacional.
Texto: Nádia Mastella
Fotos: Ney Pinheiro
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Mín. 24° Máx. 27°