Os paratletas do Tocantins tiveram nessa quinta-feira, 28, um dia de muitas vitórias nas Paralimpíadas Escolares 2024. Já são 44 medalhas conquistadas nas modalidades de bocha paralímpica, natação, atletismo, parabadminton e tênis de mesa. O evento reúne mais de 2 mil atletas em São Paulo até esta sexta-feira, 29.
Vitoria Carvalho, de Xambioá, é estreante nas paralimpíadas e já garantiu dois ouros: um no arremesso de peso e outro no lançamento de disco. “A gente fica feliz demais, porque já no primeiro ano começar assim é muito bom”, relatou a estudante da Escola Estadual Eurico Mota. Também de Xambioá e em seu primeiro ano no evento, Derik Gouveia conquistou ouro no lançamento de pelota. Ele é estudante da Escola Municipal Dom Cornelio Chizzini.
Sarah de Souza Lima, da Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros, de Palmas, levou mais dois ouros: no salto em distância e na corrida de 100 metros. Thiago Menezes Murta foi prata no tênis de mesa por equipes. O estudante da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, de Palmas, garantiu a primeira medalha para o Tocantins na modalidade, em 2024.
No parabadminton, quem deu um show de talento foi o estudante do Colégio Militar do Tocantins Jardenir Jorge Frederico, de Araguaína. Michel da Silva Sousa venceu os adversários e conquistou o ouro.
Veterana nas paralimpíadas, Evelly Vitória Ribeiro Saraiva garantiu mais dois ouros: nos 60 metro e no lançamento de pelota. A atleta da Escola Estadual Irineu Albano Hendges, de Guaraí, encerrou a participação nos jogos com três medalhas de ouro. “Ela é um fenômeno que a cada ano mostra mais determinação e talento”, destacou a professora Gilene de Sá.
Parajets
Os representantes do Tocantins nas paralimpíadas foram selecionados nos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets). O evento é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e está em sua 10ª edição.
Outro importante incentivo para despertar entre os estudantes o gosto pela prática esportiva é o Programa Esporte na Escola. Desenvolvido na rede estadual, por meio da Seduc, o programa contempla carga horária específica para o treinamento dos estudantes e prevê a transferência de recursos para que as unidades escolares possam adquirir material esportivo. As escolas podem optar por oferecer treinamento nas modalidades de atletismo, tênis de mesa, bocha, judô, natação e parabadminton.
Mín. 24° Máx. 27°