Uma comitiva sorrisense, composta por representantes da atual e da próxima gestão, participou, nesta quinta-feira (28 de novembro), do 2° Fórum Ferrovias e a Integração dos Modais, realizado em Nova Mutum. Entre os integrantes do grupo, o vice-prefeito (e vereador eleito) Gerson Bicego; o prefeito eleito, Alei Fernandes: o vice eleito, Acácio Ambrosini; o futuro secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Samatec), Clóvis Picolo Filho; e o vereador eleito Rodrigo Materazzi.
“É um tema que vem pautando muitos diálogos em várias esferas e ampliar nossas opções de transporte é vital, tanto para Mato Grosso, quanto para todo o Brasil”, destacou o vice-prefeito Gerson Bicego.
“Melhorar nossas condições logísticas é condição fundamental para tornar ainda mais atrativa nossa região, agregando mais valor à produção e, seguindo com a industrialização e tudo isso alicerçado no cuidado com as pessoas e com o meio ambiente, de forma madura e sustentável”, complementou o prefeito eleito, Alei Fernandes.
Para o vice eleito, Acácio Ambrosini, segue o desafio de manter o tema em pauta, discutir a questão com mais interlocutores para que a ferrovia passe a fazer parte da paisagem do Centro-Norte mato-grossense o mais rapidamente possível. “Precisamos seguir e ampliar este trabalho, firmar parcerias e buscar alternativas para viabilizar a ferrovia na região”.
O evento reuniu, no Sindicato Rural, autoridades, investidores e representantes do agronegócio para discutir os avanços nos traçados ferroviários e a integração com outros modais de transporte, representando um marco para o planejamento logístico e econômico do Estado.
Organizado pela Prefeitura de Nova Mutum, em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso, o fórum contou com o apoio de entidades importantes como AMPA, Famato, Aprosoja, AMM, Câmara Municipal de Vereadores e o Sindicato Rural de Nova Mutum. O objetivo é traçar estratégias para fomentar o desenvolvimento de áreas influenciadas pelos futuros traçados ferroviários, com a criação de alternativas para a instalação de sistemas industriais e tecnológicos.
Mato Grosso, maior produtor de grãos do Brasil, enfrenta desafios logísticos significativos, especialmente devido à dependência do modal rodoviário para o transporte de insumos e produtos. Projetos como a Ferrovia Estadual de Mato Grosso e a Ferrogrão, que ligará Sinop ao porto de Miritituba (PA), estão no centro das discussões e são vistos como essenciais para a expansão da capacidade de escoamento, que pode saltar de 25 milhões para 33 milhões de toneladas anuais.
A ferrovia é considerada uma alternativa mais eficiente, segura e ambientalmente sustentável em comparação ao transporte rodoviário, além de ser crucial para o transporte de fertilizantes, dos quais Mato Grosso consome 24% do total nacional.
Com a presença de representantes do agronegócio, investidores e lideranças políticas estaduais e nacionais, o fórum buscou consolidar parcerias e definir ações estratégicas para integrar os modais logísticos, servindo como uma plataforma para o debate de propostas que fortaleçam a infraestrutura regional e promovam o desenvolvimento econômico sustentável em Mato Grosso.
Texto: Nádia Mastella com Assessoria Nova Mutum
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