O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), conta com novo Centro de Pesquisa Clínica, dedicado à condução e ao controle de pesquisas clínicas. O espaço possui 60m² com consultório de atendimento clínico, sala de coleta para exames e salas para monitoramento e reuniões.
“Esses estudos clínicos [que já acontecem no HGF] oferecem aos pacientes acesso antecipado a tratamentos inovadores e procedimentos avançados, muitas vezes, antes mesmo de serem amplamente disponibilizados, contribuindo para a melhoria direta da qualidade dos serviços”, explica a coordenadora do centro, Rejane Abreu. “Essa nova estrutura vem para acrescentar ainda mais qualidade aos estudos realizados na instituição”, complementa.
Para a médica, o HGF possui o perfil ideal para o investimento na pesquisa. “São diversas especialidades e um grupo muito grande de pacientes com as mais diversas condições, desde as doenças mais comuns até as patologias mais raras. Tudo isso atrai grande interesse dos profissionais, de instituições de ensino e até da indústria farmacêutica”, aponta.
Entre as grandes vantagens que traz o espaço, que é administrado pela Diretoria de Ensino, Pesquisa e Residência da unidade, está o armazenamento mais seguro de terapias em investigação e arquivamento da documentação dos estudos clínicos. “É uma estrutura completa que nos assegura o cumprimento da legislação vigente e das boas práticas clínicas”, argumenta Rejane.
Ainda na área de ensino e pesquisa, no mês de maio, foi inaugurado também o Centro de Simulação Clínica e Habilidades Técnicas, serviço cujo objetivo é capacitar e treinar profissionais, aprimorando competências em cenários realistas que simulam com fidelidade a prática em casos reais. As obras contaram com um investimento de R$ 160 mil da Secretaria.
O HGF já possui participação ativa em estudos clínicos, principalmente na área de Neurologia, com reconhecimento nacional e internacional. Em 2020, o estudo Resilient, responsável pela comprovação científica da trombectomia mecânica no Brasil, foi publicado pela revista The New England Journal of Medicine, uma das revistas médicas científicas mais importantes do mundo. O procedimento cirúrgico, utilizado para tratar um acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico, visa desobstruir um vaso sanguíneo no cérebro, que está bloqueado por um coágulo de sangue, e restaurar o fluxo sanguíneo normal.
Além da Neurologia, também se destacam em pesquisa serviços como Endocrinologia, Neurocirurgia, Oncologia, Reumatologia e Urologia.
Mín. 24° Máx. 28°