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Agência de Metrologia realiza Operação Especial como foco em produtos para festas de fim de ano

Primeira etapa da ação ocorre, até o dia 29 de novembro, na região central do Tocantins na coleta de amostras de produtos

19/11/2024 às 10h28
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
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Equipe técnica da área de pré-medidos fiscaliza produtos da Operação Especial Festas - Foto: Brenda Ramos/Governo do Tocantins
Equipe técnica da área de pré-medidos fiscaliza produtos da Operação Especial Festas - Foto: Brenda Ramos/Governo do Tocantins

Com a proximidade das festas de fim de ano, a Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM) realiza até o dia 29 de novembro a Operação Especial Festas, da área técnica de Pré-Medidos, na região central do Tocantins.

A ação se dá em conformidade com o Plano de Trabalho pactuado entre o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e a primeira etapa consiste na coleta de amostras de produtos aptos a serem comercializados para verificar se estão dentro das normas estabelecidas por lei. A visita dos fiscais aos estabelecimentos comerciais atacadistas e varejistas teve início nessa segunda-feira, 18, em três municípios.

O presidente da Agência de Metrologia, Jerônimo Júnior, destaca que o objetivo da Operação Especial Festas é assegurar a qualidade das mercadorias, coma fiscalização de produtos destinados às confraternizações de fim de ano, com visitas a supermercados atacadistas e varejistas, mercados de bairro, estabelecimentos especializados no segmento. Os técnicos da Agência de Metrologia estão fiscalizando produtos como: bacalhau, pescados, bacon, damasco, nozes e castanhas, amêndoas, uvas passas, panetone, tender de natal, arroz, farofa, garrafa de vinho, entre outros.

Produtos pré-medidos

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Nas gôndolas e prateleiras dos supermercados mais de 85% dos produtos que são comercializados são pré-medidos, ou seja, são mercadorias que foram embaladas e pesadas sem a presença do consumidor e que se encontram em condições de comercialização. Normalmente, são produtos etiquetados pelo próprio estabelecimento.

A equipe da Agência de Metrologia reforça que todo produto, seja ele industrial ou artesanal, ao ser exposto em estabelecimento comercial deve conter uma embalagem própria, com o rótulo descrevendo o peso bruto da mercadoria.

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