O Complexo Swift de Educação e Cultura foi o cenário de um importante encontro formativo para profissionais da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizado nesta segunda-feira (18/11). Durante a tarde, diretores de escolas municipais da Educação Infantil participaram de atividades voltadas para a promoção da educação inclusiva e a acessibilidade.
A formação foi coordenada pela professora Carolina Ramos de Freitas Oliveira, especialista em Educação Especial da SME, e abordou temas essenciais para a construção de uma educação mais inclusiva, como a “Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva” e “Acessibilidade, Inclusão e Pessoa com Deficiência”. Tais tópicos têm sido discutidos ao longo do ano em encontros de formação do Atendimento Educacional Especializado (AEE), com foco na adaptação das práticas pedagógicas e administrativas para atender às necessidades de todos os alunos, incluindo os com deficiência.
Carolina Ramos de Freitas Oliveira destaca que este encontro foi a culminância de um trabalho que se iniciou no começo do ano passado. “A ideia desse último encontro é fechar o ciclo de reflexões que desenvolvemos ao longo do ano e de dois anos, começando com as formações desde o início de 2023. A nossa proposta é fortalecer a discussão sobre a educação especial dentro das escolas, por meio da acessibilidade, e garantir que os gestores compreendam a importância de trabalhar de maneira colaborativa”, afirma a professora.
Durante o encontro, a formação foi conduzida de maneira prática, com a exibição de vídeos e exemplos de ações realizadas em sala de aula. Carolina ressaltou que, ao trabalhar com diretores, a abordagem foca nas estratégias administrativas que garantem a implementação das políticas de inclusão.
A importância da formação foi enfatizada por diretores das escolas municipais que participaram da reunião. A diretora Andrea Ferreira, da escola municipal Pato Donald, destacou a relevância de iniciativas como essa para a capacitação de diretores. “A formação é essencial para o nosso trabalho. Com ela, podemos ampliar nosso conhecimento e compreender melhor as leis que regem a educação inclusiva. O encontro nos proporciona não apenas o entendimento teórico, mas também atividades práticas que aplicamos no nosso dia a dia”, afirmou.
O diretor Márcio José Noronha, da escola Silvia Covas, também ressaltou a importância da formação continuada para os gestores. “A presença de alunos com deficiência nas escolas é uma realidade crescente, e precisamos estar preparados para lidar com essa diversidade. A formação nos ajuda a entender melhor as necessidades dos alunos e a buscar as melhores estratégias para garantir a acessibilidade e a inclusão em todos os níveis de ensino”, afirmou.
Além dos temas principais sobre políticas de educação especial e acessibilidade, o encontro abordou questões fundamentais para a compreensão e prática da educação inclusiva. Entre os tópicos discutidos, destacaram-se os termos utilizados para se referir a pessoas com deficiência (PCD), o conceito de deficiência, a legislação vigente, o fluxograma de encaminhamento de alunos e o Atendimento Educacional Especializado (AEE).
A formação faz parte de um esforço contínuo da Secretaria Municipal de Educação para garantir que todos os profissionais promovam a inclusão e a acessibilidade dentro das escolas, respeitando as diferenças e necessidades de cada aluno. O trabalho desenvolvido com diretores visa reforçar a ideia de que a educação inclusiva não é apenas uma obrigação legal, mas também uma questão de valorização e respeito à diversidade.
Com o encerramento deste ciclo de formações, a SME reafirma seu compromisso com a educação de qualidade para todos, com uma atenção especial àqueles que demandam um olhar mais cuidadoso e adaptado. O impacto dessas formações não se limita aos encontros em si, mas se estende ao cotidiano das escolas, onde cada ação formativa pode ser aplicada para transformar a realidade educacional de centenas de alunos.
Com a continuidade dessa formação, Rio Preto avança na construção de um ambiente educacional mais inclusivo, onde cada estudante, independentemente de suas necessidades, tem a oportunidade de aprender e se desenvolver em igualdade de condições.
Imagens:Cristiano Furquim / Secretaria de Educação
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