Segunda, 18 de Novembro de 2024
25°

Tempo nublado

Salvador, BA

Cidades Alagoinhas - BA

Bahia Beer – Avaliado por chefs de peso, prato de filé com molho de ostra e cerveja vence o concurso Cerveja no Prato

Um prato de filé mignon com molho oyster stout, feito à base de molho de ostra, manteiga e cerveja RIS caramelo salgado foi o grande vencedor do ...

17/11/2024 às 09h45
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Alagoinhas - BA
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de Alagoinhas - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Alagoinhas - BA

Um prato de filé mignon com molho oyster stout, feito à base de molho de ostra, manteiga e cerveja RIS caramelo salgado foi o grande vencedor do Cerveja no Prato, concurso que integrou a programação do Bahia Beer 2024 – Festival de Cerveja de Alagoinhas.

O evento atraiu o público que desejava ver as criações que uniam gastronomia e a cervejaria artesanal, além da participação de grandes chefs de cozinha, com destaque no cenário gastronômico internacional.Para avaliar os candidatos, o juri do concurso foi composto por Erick Jacquin, experiente chef francês, também conhecido por sua participação no programa Masterchef; por Antonio Maiolica, chef italiano e proprietário de restaurantes em São Paulo; e por Vanessa Silva, chef do Grupo Fasano.

A preparação vencedora, que também continha mil folhas de aipim, agrião, flor de sal e azeite de coentro, é do chef Ricardo Vallari, do restaurante Cia do Sertão, localizado emSalvador. Feliz com o prêmio e com o reconhecimento de profissionais de referência, Ricardo contou que aideia de participar do concurso vem da conexão do seu restaurante com uma fábrica de cerveja.

Continua após a publicidade

“Hoje estamos situados dentro do bar da fábrica da Proa Cervejaria. Entãoutilizamos uma cerveja deles, do tipo stout, que ganhou um prêmio mundial, para compor o prato. Aproveitamos também um pouco do aspecto histórico, já que na Inglaterra os trabalhadores harmonizavam a stout com ostra e isso acabou que virou uma tradição. Ao mesmo tempo, trazemos aipim e coentro, dois elementos fortes da gastronomia nordestina, dentro de um prato que tem uma estética internacional”, explicou o chef.

Participaram da final do Cerveja no Prato cinco candidatos que tinham o desafio de preparar uma receita utilizando cerveja na preparação. Além do campeão, os finalistas foram os restaurantes Delícias da Tia Meire, Só Coisa Boa Pastelaria, Viveiros Gourmet e Bistrô do Mato.

Continua após a publicidade

Recebendo o carinho do público, Erick Jacquin falou da relação que o brasileiro tem pela cerveja. “O Brasil é um país apaixonado pela cerveja, um dos maiores consumidores da bebida no mundo. Hoje em dia a cerveja se comparou com vinho e com qualquer bebida que pode ser harmonizada com comida. Então, esse evento é muito importante e estou muito feliz de estar aqui com vocês”, reconheceu Jacquin.

“Quando eu recebi o convite para estar aqui e me explicaram como era o evento, eu aceitei prontamente e foi um prazer para mim. Eusou apaixonado de cerveja e também amo cozinhar com cerveja. Já aprendi que Alagoinhas tem a melhor água do Brasil, então a primeira coisa que fiz foi tomar uma cerveja daqui para provar!Estouestou muito feliz de estar aqui”, afirmou Maiolica.

Continua após a publicidade

Para a chef Vanessa, a experiência de participar do evento em Alagoinhas foi muito boa. “Fazer pratos com cerveja ainda tem uma dificuldade, que é possibilidade de deixar a comida amarga. Então é muito difícil trazer esse equilíbrio para o prato; acho que o primeiro desafio é esse, né? Foi muito legal avaliar os pratos aqui na Bahia; eu adorei estar aqui e com meus amigos de profissão”, afirmou Vanessa.

Fotos: Roberto Fonseca e Rogenis Dias

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários