“Sistema socioeducativo e sistema de segurança pública: Estratégias conjuntas para o enfrentamento das organizações criminosas no âmbito do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo”, é o tema da III Reunião Técnica do Fórum Estadual dos Gestores Socioeducativos (Fonacriad), que está sendo realizado em Cuiabá, capital do Mato Grosso, e conta com a participação da presidente da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), Sorimar Sabóia, além de técnicos em atendimento socioeducativo e de segurança pública de 22 estados do Brasil.
Para a presidente da Funac, as palestras são fundamentais para que sejam expostos e debatidos os panoramas da socioeducação sob o viés das experiências de cada estado. “Sabemos dos desafios que cada um de nós, que trabalha com Socioeducação, tem que enfrentar e resolver todos os dias. Então, ter acesso a informações sobre os trabalhos desenvolvidos é excelente para aprimorarmos nossas iniciativas”, afirmou Sorimar Sabóia.
As palestras foram as ações principais dos dois primeiros dias do evento, que conta com a participação de autoridades nacionais, dentre as quais a coordenadora geral do Sinase, Mayara Silva de Sousa; Della do Nascimento, membro do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e o diretor de políticas públicas transversais de juventude (substituto), Miguel Artur Monteiro.
Além das palestras, houveram ainda diversas reuniões, entre as quais a que tratou sobre a Resolução nº 252, de 16 de outubro de 2024, sendo conduzida pelo presidente do Fonacriad, Roberto Bassan.
A resolução dispõe das diretrizes nacionais para a segurança e proteção integral de adolescentes e jovens em restrição e privação de liberdade no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo/Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), além de relatos sobre as ações socioeducativas que vêm sendo implementadas pelas instituições presentes no evento.
“Foi mais uma oportunidade de dialogarmos, ouvir os representantes de todos os estados e sabermos mais sobre o cotidiano de trabalho e as impressões referentes à Resolução nº 252, em si, e de como essa Resolução tem norteado as ações desenvolvidas”, acrescentou Sorimar Sabóia.
A III Reunião Técnica do Fórum Estadual dos Gestores Socioeducativos segue até sexta-feira (15), quando será finalizada com leitura, ajustes e aprovação da Carta do Fonacriad realizado em João Pessoa (PB) e escolha do tema da próxima reunião, bem como data e outros encaminhamentos.
Mín. 24° Máx. 27°