Na tarde de ontem (13), o Hospital Regional de Pombal recebeu a equipe técnica de engenharia da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e da ALS Engenharia (Empresa que será responsável pela a construção), estiveram presentes para dar início à implantação do novo Centro de Hemodiálise. A visita teve como objetivo a inspeção das áreas destinadas ao projeto e a definição das primeiras etapas da obra, um importante avanço que beneficiará diretamente os pacientes renais da cidade e região.
Para a diretora-geral do HRP, Kevia Werton, a implementação do centro de hemodiálise é um ganho significativo na assistência à saúde pública regional. “A insuficiência renal é uma condição crescente, e a demanda por tratamento de hemodiálise tem aumentado significativamente. Com a chegada deste centro, o hospital não só melhora o acesso ao tratamento, mas também auxilia na redução da sobrecarga de unidades de saúde especializadas, contribuindo para um atendimento mais eficiente em toda a rede de saúde local”, enfatiza Kevia.
O Centro de Hemodiálise, que será construído dentro das dependências da unidade hospitalar, é um marco para a saúde local, reduzindo a necessidade de deslocamento de pacientes para outros municípios em busca desse atendimento especializado. Atualmente, muitos precisam viajar para cidades como Sousa, Patos e Caicó para realizar o tratamento, o que representa um grande desgaste físico e emocional. Com a chegada do novo centro, esses pacientes poderão contar com um serviço de qualidade e próximo de casa, promovendo mais conforto e segurança.
O projeto em desenvolvimento prevê a implantação de 12 leitos de hemodiálise, incluindo leitos específicos para portadores de Hepatite B e Hepatite C. A iniciativa é fruto do empenho do Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, em ampliar e descentralizar o acesso a tratamentos de alta complexidade para a população paraibana.
Durante a visita técnica, a equipe da SES, da ALS Engenharia e a direção do hospital discutiram os aspectos de fluxo, infraestrutura e as etapas iniciais da obra, que deve ser iniciada em breve.
Mín. 24° Máx. 27°