A Comissão de Cultura da Câmara Federal aprovou, nesta quarta-feira (13), o Projeto de Lei (PL) 4962/23, da deputada Lídice da Mata (PSB-BA), que reconhece a tradição e as expressões relacionadas ao trio elétrico como manifestação cultural nacional. Agora, a proposta segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
O relator da matéria na Comissão, deputado Tarcísio Mota (PSOL-RJ) fez uma regência a Dodô, Osmar e Themistocles e a Moraes Moreira. Ele também citou a evolução do Trio Elétrico ao longo do tempo. “Com o passar dos anos, o trio elétrico tornou-se cada vez mais sofisticado e outros conjuntos começaram a adotar a ideia. O compositor Moraes Moreira deu contribuição fundamental ao desenvolvimento das músicas ao dar ao frevo em sua versão cantada e não mais apenas instrumental, o que é pernambucano passou a ter aquele sotaque baiano” disse.
Autora da proposta, Lídice lembrou que o trio foi conquistando o coração dos baianos, chegou a enfrentar resistência dos blocos, afro no início, depois foi incorporado a essas agremiações e hoje é a marca registrada da Bahia no Brasil e no exterior. Ela classificou Dodô e Osmar como dois grandes gênios. “Infelizmente eles não tiveram a ideia de patentear o trio elétrico e hoje você vê esse formato em diversos países do mundo, inclusive nos Estados Unidos. O trio elétrico é hoje a figura central da organização do Carnaval e merece, sem dúvida, o título de manifestação da cultura nacional”.
Mín. 25° Máx. 27°