O Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, se destaca como referência em segurança para pacientes e profissionais de saúde na região de Carajás. João Felipe, 35 anos, morador de Marabá, vivenciou essa qualidade ao ser encaminhado para realizar um exame de ressonância magnética na unidade.
"Fiquei impressionado com o cuidado dos profissionais. Eles estavam sempre com os equipamentos de proteção adequados e me orientaram em cada etapa do exame, o que me trouxe muita tranquilidade e confiança durante todo o processo", compartilhou João.
Esse compromisso com a segurança foi reafirmado durante visita técnica realizada na terça-feira, 12 de novembro, por representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), que conheceram as ações voltadas para a segurança de pacientes e dos profissionais de saúde.
Equipe do Hospital apresenta as boas práticas ao Ministério Público do Trabalho e ao Centro de Referência em Saúde do TrabalhadorA visita dos procuradores Maria Gabriela Costa Grandi e Elcio Araújo do MPT visou fortalecer as notificações de incidentes e doenças ocupacionais, garantindo que os registros sejam realizados de forma adequada. Além disso, foi destacada a importância de monitorar agravos decorrentes de situações de violência, como agressões contra mulheres, assegurando que o hospital continue alinhado às práticas de segurança.
Boas Práticas
O hospital também já havia apresentado em peticionamento aos órgãos os programas de Desenvolvimento de Liderança e Aperfeiçoamento do Trabalhador (PAT), o Código de Ética e Conduta, a Política de Consequências para Erros e Violações, e o Compliance com Canal de Denúncias, que garantem ambiente transparente, ético e seguro para pacientes e colaboradores.
"Estabelecemos um acordo de cooperação mútua com as entidades, reafirmando nosso compromisso com a transparência e a melhoria contínua, bem como de notificações ao SINAN. A unidade continuará implementando boas práticas de segurança e atendimento, visando aprimorar a qualidade dos serviços e garantir o bem-estar da comunidade", destacou Bianca Chamma, advogada trabalhista do Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSA).
Além disso, a direção do hospital e representantes do corpo jurídico participaram, na terça-feira (12), de uma oficina promovida na sede do MPT em Marabá, com foco no Meio Ambiente de Trabalho, que abordou a importância da segurança e saúde ocupacional, com ênfase na prevenção de riscos e no cumprimento das regulamentações vigentes.
“O Hospital tem compromisso contínuo em promover o bem-estar de seus colaboradores e garantir a excelência nos serviços prestados à população, implementando boas práticas de segurança e saúde no trabalho, buscando a melhoria contínua e o alinhamento com as normas e exigências legais”, explicou Flávio Marconsini, diretor executivo do hospital.
Perfil -Os serviços no Hospital Regional do Sudeste do Pará gerenciado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), são 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade conta com 135 leitos, sendo 97 de internação clínica, e 38 Unidades de Terapia Intensiva (UTI) - Adulto, Pediátrica e Neonatal.
Mín. 23° Máx. 26°