Nesta sexta-feira, 8, já no primeiro dia de abertura dos pomares de jabuticaba em Taquarucu, os palmenses compareceram para a visitação e colheita do tão apreciado fruto das jabuticabeiras. O evento faz parte da 6ª Edição da Festa da Colheita da Jabuticaba, que conta com apoio da Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem).
O evento, que já está em sua 6ª edição, oferece aos moradores e turistas a oportunidade de aproveitar o fruto no pico de sua colheita, com uma maior oferta de produtos frescos. A experiência inclui degustação das jabuticabas diretamente das árvores, proporcionando uma conexão direta com a natureza e a cultura local.
A visitante Maria Raimunda da Costa, que levou toda a família para colher o fruto, fez questão de apresentá-lo a pequena Sofia, de apenas 7 meses de idade. “Tinha um sonho de infância de colher jabuticaba. Quando eu soube que tinha oportunidade aqui pertinho de casa, não pensei duas vezes, vim já no primeiro dia e pretendo voltar”, destaca.
A proprietária de um dos pomares Meirevone Coelho explica que este ano ampliou a oferta com produtos derivados da jabuticaba. “Estamos cada vez mais animados com esse evento, pois antes perdíamos muitas jabuticabas, e agora os clientes vêm ate nós e, assim, podemos ter uma renda melhor”, observa.
Já Eliana dos Santos acrescenta que, em seu pomar, vai proporcionar umplusaos visitantes, oferecendo toalhas e cestas para quem quiser fazer um piquenique, e também vai fornecer café da manhã, almoço e lanche, além dos produtos à base da jabuticaba. “Queremos que o visitante não só colha a jabuticaba, mas que tenha um tempo de tranquilidade e aproveite enquanto estiver aqui”, concluiu a anfitriã.
Kitanda da Jabuticaba
Montada na Praça Joaquim Maracaípe durante os dias da festa, os visitantes poderão saborear uma variedade de produtos à base de jabuticaba, como geleias, licores, vinhos, bolos e outras sobremesas. Além da gastronomia, a festa busca fortalecer a economia regional ao valorizar os produtores locais.
Rota Gastronômica
A Rota Gastronômica é um dos pontos altos do evento, pois é um convite para a população apreciar uma culinária repleta de criações exclusivas que exaltam a jabuticaba em todas as suas formas, de sobremesas a pratos salgados e drinks refrescantes.
Para mais detalhes sobre a programação e horários de visitação, os interessados podem entrar em contato pelos números: (63) 9 8443-7018 ou (63) 9 9297-8787, ambos WhatsApp.
Confira programação completa
8 a 17 – Colheita – Abertura dos Pomares e Rota Gastronômica
14 a 17 – Vila Gastronômica (16 às 23 horas) – Praça Joaquim Maracaípe
14 a 17- Kitanda da Jabuticaba (16 às 23 horas) – Praça Joaquim Maracaípe
Texto: Malena Mota
Edição: Secom Palmas