Técnicos, contadores e gestores da Assistência Social da Serra catarinense e da Grande Florianópolis se reúnem na próxima segunda-feira, 11 de novembro, em Rancho Queimado, para a última edição de 2024 do projeto SAS Mais perto de Você que tem como objetivo capacitar os municípios para a utilização correta dos recursos.
Os profissionais dos 39 municípios das duas regiões vão receber orientação principalmente sobre os recursos do Cofinanciamento Estadual da Assistência Social, que em 2024, foi de R$ 60 milhões. São tratados, por exemplo, o uso do dinheiro para a efetivação da política pública nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e de todos os serviços da Assistência Social nas cidades.
“Essa é mais uma oportunidade para os municípios trocarem experiências; além de terem acesso a conhecimento e aprendizado sobre como utilizar os recursos do Sistema Único de Assistência Social de maneira mais eficiente para beneficiar a população de Santa Catarina”, disse a secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann.
Em cada edição a SAS leva um diagnóstico completo de cada município inclusive os saldos nas contas da Assistência Social. Além do diagnóstico financeiro, o SAS Mais Perto de Você apresenta muitos outros dados da região visitada como população, números do Cadastro Único, população indígena e quilombola, índices de violência contra a mulher, composição das equipes e outras informações importantes para embasar o trabalho nos equipamentos de Assistência Social.
O projeto é uma iniciativa do Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) e os interessados podem fazer a inscrição aqui .
Veja os municípios contemplados:
Municípios contemplados nesta etapa: Águas Mornas, Alfredo Wagner, Angelina, Anitápolis, Antônio Carlos, Biguaçu, Bocaina do Sul, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Campo Belo do Sul, Canelinha, Capão Alto, Cerro Negro, Correia Pinto, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Lages, Leoberto Leal, Major Gercino, Nova Trento, Otacílio Costa, Painel, Palhoça, Palmeira, Paulo Lopes, Ponte Alta, Rancho Queimado, Rio Rufino, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifácio, São João Batista, São Joaquim, São José, São José do Cerrito, São Pedro de Alcântara, Tijucas, Urubici, Urupema.
Mais informações:
Jornalista Luciane Lemos. Arte: Gabriela Nicolini/Ascom SAS
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: ascom@sas.sc.gov.br
Mín. 24° Máx. 27°