Interessados em participar da1.ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente(1.ª CIMA) já podem realizar a inscrição nesse link. Promovida pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental Alto Teles Pires (Cidesa), a 1.ª CIMA traz como tema central“Emergência climática: o desafio da transformação ecológica”. O evento será no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), polo de Sorriso, no dia 7 de novembro. A inscrição é gratuita e gera certificado de oito horas.
O secretário-adjunto de Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Samatec) de Sorriso, Juliano Mezallira, pontua que a meta para o dia 7 é a construção de propostas que visam enfrentar os desafios climáticos, além de eleger delegados que representarão os municípios do Consórcio na etapa estadual. As propostas priorizadas serão encaminhadas para a Comissão Organizadora Estadual e serão debatidas na Conferência Estadual, etapa que também precede o evento nacional. Qualquer pessoa acima de 16 anos pode participar.
“A Conferência Intermunicipal é a etapa inicial para que os municípios possam participar da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA)”, explica Juliano. As rodadas de conversas em todo o país para levantar propostas para o encontro nacional vão até maio de 2025.
Na região, de acordo com o Cidesa, a rodada inicial foi organizada de forma conjunta para que os municípios tenham maior participação.
“Estamos realizando a 1ª Conferência Intermunicipal sobre o meio ambiente através do Cidesa para que os municípios que fazem parte do consórcio tenham maior participação e nos ajudem a alcançar os objetivos para a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente”, ressalta o presidente do Cidesa e prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz Ribeiro.
Cinco eixos temáticos nortearão o debate regional e também em todo o país. Confira:
Eixos Temáticos
1- Mitigação: Redução de emissões nos setores de agricultura, energia, indústria, transporte, floresta, entre outros
2- Adaptação e Preparação para Desastres: Meios de enfrentamento e redução de danos pelos impactos das mudanças climáticas
3-Justica Climática: Superação das desigualdades. Crianças e adolescentes, idosos, gênero, racismo ambiental, direitos dos animais
4-Transformação Ecológica: Pesquisa, desenvolvimento tecnológico, bioeconomia, transição energética, economia verde e estratégias para a mudança de sistemas econômicos e sociais para um sistema de baixo carbono
5-Governança e Educação Ambiental: Construção de valores socioambientais, participação e controle social
Claudia Lazarotto
Fotos: Divulgação
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Mín. 24° Máx. 27°