Terça, 22 de Outubro de 2024
28°

Tempo limpo

Salvador, BA

Geral Espírito Santo

Capacitação em coleta de sementes no Parque Mata das Flores mobiliza comunidade para recuperação ambiental

O Parque Estadual Mata das Flores, localizado em Castelo, sediou um importante evento para a recuperação ambiental. A ação, que aconteceu no dia 14...

22/10/2024 às 12h26
Por: Redação Fonte: Secom Espírito Santo
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo

O Parque Estadual Mata das Flores, localizado em Castelo, sediou um importante evento para a recuperação ambiental. A ação, que aconteceu no dia 14 deste mês, foi organizada após o incêndio que devastou parte da área da unidade de conservação, com fogo que perdurou por 40 dias.

“O treinamento é uma alternativa para o engajamento da comunidade local, que, diante das dificuldades de combate ao incêndio, buscava formas de contribuir para a recuperação ambiental”, explicou o gestor do parque, Anderson Kruger.

A iniciativa contou com a articulação de representantes do Conselho Regional de Biologia (CRBio) e com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama). Além dos voluntários, o evento reuniu profissionais do Iema e pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Após o incêndio ser controlado, um grupo de voluntários se mobilizou para ajudar e a ideia de trabalhar com a coleta de sementes foi proposta, visando à recuperação da área afetada.

Continua após a publicidade

“Agora, nosso foco está na viabilização do projeto, buscando recursos e parcerias para dar continuidade às atividades. A expectativa é de que o engajamento da comunidade local, juntamente com o apoio técnico de instituições de ensino e órgãos ambientais, contribua para a restauração da área afetada pelo incêndio, fortalecendo a conservação da biodiversidade no Parque de Mata das Flores”, ressaltou Anderson Kruger.

>

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários