Segunda, 24 de Fevereiro de 2025
26°

Tempo limpo

Salvador, BA

Esportes São Sebastião - SP

Equipe brasileira de surf é tricampeã dos Jogos Pan-Americanos de Surfe com dois integrantes sebastianenses

Os surfistas sebastianenses Wellington Reis e Cauã Gonçalves, fizeram história ao ajudarem o Time Brasil a conquistar a medalha de ouro por equipes...

15/10/2024 às 20h27
Por: Redação Fonte: Prefeitura de São Sebastião - SP
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de São Sebastião - SP
Foto: Reprodução/Prefeitura de São Sebastião - SP

Os surfistas sebastianenses Wellington Reis e Cauã Gonçalves, fizeram história ao ajudarem o Time Brasil a conquistar a medalha de ouro por equipes pela terceira vez consecutiva nos XVII Jogos Pan-Americanos de Surfe (PASA Games 2024). O evento foi realizado entre os dias 4 e 13 de outubro em Punta Rocas, em Lima, no Peru.

Dos dois surfistas do município, Wellington Reis, local de Cambury, conquistou o melhor resultado na categoria individual Sup Surf Masculino, ficando com a medalha de bronze.

“Gostaria de expressar minha gratidão à CBSurf pelo excelente trabalho e por proporcionar uma estrutura incrível para todos os atletas. Obrigado ao time Brasil pela energia positiva e pelo apoio”, expressou o medalhista de prata.

Cauã Gonçalves, morador de Maresias, terminou na 13ª posição, na categoria individual Shortboard Surf Masculino. “Foi uma experiência incrível estar com a equipe brasileira nos últimos dias. Infelizmente, fiquei pelas quartas de final, mas estou muito grato pela oportunidade. Brasil campeão por equipes!”, comemorou.

Continua após a publicidade

Carlos Bahia, um dos grandes nomes do Longboard mundial e morador de Maresias, ia participar da competição, mas não conseguiu por conta de um assunto familiar.

A equipe brasileira, composta por grandes talentos do surfe nacional, reafirmou sua hegemonia nas ondas da América Latina, liderando o quadro de medalhas e se destacando em todas as modalidades da competição.

Continua após a publicidade

O Brasil somou 15.875 pontos, o país anfitrião do PASA Games terminou em segundo com 14.331 e a prata por equipes, os ‘hermanos’ da Argentina ficaram com 13.169 e o bronze, o Chile fechou o pódio com 11.171.

Resultado dos outros atletas brasileiros

Continua após a publicidade

O Brasil venceu duas categorias individuais e colocou 16 atletas no pódio na competição.

Maylla Venturin e Atalanta Batista venceram as categorias Bodyboard Feminina e Longboard Feminina, respectivamente.

Silvana Lima (Surf), Maíra Viana (Bodyboard), Sócrates Santana (Bodyboard), Aline Adisaka (SUP Surf) e Luiz Diniz (SUP Surf) levaram a prata.

Juliana dos Santos (Surf), Diego Gomes (Bodyboard), Gabi Sztamfater (SUP Surf), Wellington Reis (SUP Surf), Luana Soares (Longboard), Jessika Matos (SUP Race Feminino) e Eri Tenório (SUP Race Masculino) ficaram com o bronze.

Já Júlia Duarte e Guilherme dos Reis receberam a medalha de cobre pela quarta posição no Surf Feminino e SUP Race Masculino, respectivamente.

Equipe Brasileira Escalada no PASA 2024

A equipe brasileira que disputou o XVII PASA em Punta Rocas é formada por atletas de renome internacional e jovens promessas.

Shortboard Feminino: Juliana dos Santos, Júlia Duarte e Silvana Lima

Shortboard Masculino: Wesley Leite, Bino Lopes e Cauã Gonçalves

Longboard Feminino: Atalanta Batista e Luana Soares

Longboard Masculino: Rodrigo Sphaier e Daniel Batista

SUP Surf Feminino: Aline Adisaka e Gabi Sztamfater

SUP Surf Masculino: Wellington Reis e Luiz Diniz

SUP Race Feminino: Lena Ribeiro e Jéssica Matos

SUP Race Masculino: Eri Tenório e Guilherme dos Reis

Bodyboard Feminino: Maíra Viana e Maylla Barcellos

Bodyboard Masculino: Diego Gomes e Sócrates Santana

Equipe Técnica

Paulo Moura, chefe de equipe e técnico

Therry Carolina, operacional

Américo Júnior, técnico

Andrea Lopes, técnica

Stefano Triska, oficial de bodyboard

Marcelo Amorim, fisioterapeuta

CBSurf

Reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pela ISA (International Surf Association), a Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) é a entidade nacional de administração do surf e de todas as atividades relacionadas aos esportes com pranchas, como definido no Estatuto da CBSurf. A entidade foi originalmente fundada em 17 de outubro de 1998 e conta com 15 federações estaduais filiadas. A sede atual está situada na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, tendo como presidente Flavio Padaratz e como vice-presidentes Paulo Moura e Brigitte Mayer, eleitos em fevereiro de 2022.

A CBSurf tem como missão desenvolver, produzir, chancelar e organizar o Dream Tour e a Taça Brasil, que compõem o Campeonato Brasileiro de Surf, o Circuito Brasileiro do Surf de Base, o Circuito Brasileiro de Ondas Grandes, o Circuito Brasileiro de Longboard, o Circuito Brasileiro Master, o Circuito Brasileiro de Stand Up Paddle (Race, Wave, Sprint e Paddleboard) e o Campeonato Brasileiro de Parasurf. Todos, nas categorias masculina e feminina.

#PraTodosVerem: imagens dos surfistas sebastianenses Wellington Reis e Cauã Gonçalves, além de outros atletas da equipe brasileira, que fizeram história ao ajudarem o Time Brasil a conquistar a medalha de ouro por equipes pela terceira vez consecutiva nos XVII Jogos Pan-Americanos de Surfe (PASA Games 2024). Fim da descrição.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários