Alunos das oficinas de capoeira da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude de Sorriso (Semcultj) irão participar em Brasília, entre os dias 10 e 11 de outubro, da oitava edição do Campeonato Volta do Mundo Bambas (VMB), palco de duelos de capoeiristas de todo o Brasil, nas categorias infanto-juvenis, masculina e feminina.
O VMB, que é considerado a maior competição de capoeira em alta performance do mundo, acontece dos dias 8 e 12 de outubro, no Arena Hall, em Cuiabá, e encerra a temporada do circuito de capoeira internacional de 2024. A competição irá distribuir R$ 100 mil em premiação.
O grupo de Sorriso é formado pelos atletas Ana Clara de Araújo Martins, Hemmily Vitória Rodrigues, Arthur Melo de Souza e Juliano Martins, do grupo Capoeira Brasil. Pelo grupo Nagô os atletas ranqueados para o campeonato foram Ítalo Santos Sousa, Francicléia Silva Santos, Luís Otávio Ribeiro de Araújo, Guilherme Hendrik Rodrigues, Maiara Costa da Silva, Kaiky Costa Pessoa, Francisco Lauro Monteiro de Campos, Jaqueline Gallina e Marcos Gallina Porto. Já pelo grupo Muzenza competem Lívia Moreno dos Santos, Nayra Nikolly Cavalcate Tessari, Hugo Costa dos Santos.
“Participar de um evento como o Volta do Mundo Bambas oferece aos nossos alunos a oportunidade de aprimorar suas técnicas por meio do contato com atletas de outros estados. Essa experiência traz amadurecimento e aprendizado aos competidores, seja qual for o resultado obtido”, disse Francisco Guimarães, secretário-adjunto da Semcultj.
O professor do grupo Capoeira Brasil, Jefferson Reber Scholz (Bordado), acredita que o ponto alto do evento é a visibilidade que ele proporciona aos atletas. “Pelo que tenho visto nos últimos campeonatos, o nível dos nossos atletas está bem alto. A expectativa pela vitória é grande. De qualquer forma, só de estarmos lá já estamos na frente, pois eventos como o VMB atraem muitos patrocinadores, e os patrocínios são fundamentais porque alavancam a carreira do atleta”, conta.
Programação VMB8
Nesta edição, a luta mais aguardada é a de Alan Nuguette, do Distrito Federal, contra Cezar Mutante, de Minas Gerais, ambos começaram a carreira com a capoeira, e hoje são lutadores de Artes Marciais Mistas (MMA). Além disso, já competiram no Ultimate Fighting Championship (UFC).
Outro destaque da programação será a disputa pelo cinturão peso leve entre Lucas "Furacão" e Doiny "Borracha", dois dos mais promissores nomes da capoeira no cenário atual. Nos dias 8 e 9, o VMB8 realizará palestras e oficinas em escolas públicas e Vilas Olímpicas.
Texto: Carolina Lasco
Fotos: Divulgação
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Mín. 22° Máx. 24°