Sexta, 22 de Novembro de 2024
28°

Parcialmente nublado

Salvador, BA

Meio Ambiente Meio Ambiente

SOP realiza replantio de vegetação no entorno do HUCE

A primeira fase do plantio da compensação ambiental no entorno do Hospital Universitário do Ceará já foi concluída. O reflorestamento da área afeta...

10/10/2024 às 11h13
Por: Redação Fonte: Secom Ceará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

A primeira fase do plantio da compensação ambiental no entorno do Hospital Universitário do Ceará já foi concluída. O reflorestamento da área afetada pela construção das edificações é realizado em uma parceria entre a Superintendência de Obras Públicas (SOP), a Superintendência do Meio Ambiente (Semace), a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) e a Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), que repôs 1.055 mudas das espécies Timbaúba, Aroeira-Pimenteira, Angico-Branco e Pau-Ferro, seguindo as orientações do manual de arborização do município de Fortaleza.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

O trabalho de plantio contou com o auxílio de mão de obra fornecida pela SAP, por meio da intermediação da SOP, e durou todo o mês de setembro. As mudas plantadas receberão acompanhamento e irrigação contínua para garantir o pleno desenvolvimento e consolidação das raízes.

Estima-se que, quando as espécies atingirem a maturidade, elas contribuam para captação de aproximadamente 2 mil toneladas de gás carbônico, atuando diretamente na neutralização da presença de poluentes que promovem o aquecimento global.

Continua após a publicidade

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

“Esta ação é mais que um simples plantio condicionado pela licença ambiental do Hospital Universitário: é uma ação de reflorestamento de uma parcela da vegetação (exótica e nativa) que deu lugar a esse equipamento de saúde. Ao restaurar a vegetação com o plantio das espécies nativas da Caatinga, acreditamos que o impacto ambiental da implantação do Hospital seja minimizado em função da importância social do empreendimento, contribuindo assim com a melhoria da qualidade ambiental do município de Fortaleza”, afirma Rafael Fialho, gerente de Impacto Ambiental da SOP.

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários