Sessão de cinema, café da manhã e passeio em parque aquático. Essas são as atividades que o Departamento de Políticas para Pessoas com Deficiência da Secretaria da Mulher, PcD e Igualdade Racial de São José do Rio Preto programou em alusão ao Dia Nacional do Surdo, comemorado em 26 de setembro.
As atividades começam nesta quarta-feira (25/09), com uma sessão de cinema do filme “A Menina e o Dragão”, no final da tarde, no Riopreto Shopping. Os 50 ingressos disponibilizados foram distribuídos para usuários cadastrados. Entre as mais de 5 mil pessoas atendidas pelo Departamento, 300 têm algum grau de deficiência auditiva, surdez ou surdo-cegueira.
Na quinta-feira (26/09), o evento é na sede da Secretaria. Um café da manhã especial, com bate-papo, a partir das 9h. Na sexta-feira (27/09), os usuários seguem para o Beach World Park, em Rio Preto, para um passeio de dia inteiro nas piscinas e atrações aquáticas. A Secretaria de Esportes e Lazer disponibilizará um ônibus para o transporte.
Em todas as atividades, os intérpretes da Central de Interpretação de Libras (CIL) estarão presentes para auxiliar na comunicação. Os profissionais atendem presencialmente, por meio de videochamada e in loco, quando o usuário precisa de intérprete em equipamentos públicos ou privados. Esse último serviço necessita de agendamento prévio.
“Nosso objetivo é promover o acesso e garantir a igualdade de oportunidades de convivência familiar e comunitária de todas as pessoas com deficiência, que são sujeitos de direito. Estamos empolgados por poder comemorar o Dia Nacional do Surdo”, diz a responsável pelo Departamento de Políticas para Pessoas com Deficiência, Sueli Aparecida Facundim de Melo.
O Dia Nacional do Surdo homenageia a criação da primeira escola para surdos do Brasil, o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), no Rio de Janeiro, em 1857. O Setembro Azul é uma campanha anual que visa dar visibilidade à comunidade surda e promover a inclusão social, a cultura e os direitos das pessoas surdas.
Em São José do Rio Preto, o Dia Municipal do Surdo é comemorado em 17 de setembro (lei nº 9020/2003). Outra lei municipal (nº 9590/2005) reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão.
A Secretaria da Mulher, PcD e Igualdade Racial fica na rua Bernardino de Campos, 4.075, Vila Redentora.
Mín. 22° Máx. 24°