A Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí (SSP-PI) anunciou, nesta segunda-feira (23), o lançamento da Operação Segurança Eleitoral "Arco da BR-020". A ação tem como principal objetivo assegurar a ordem e a segurança durante o período eleitoral de 2024, cobrindo desde a votação até a apuração dos resultados. A operação iniciada nesta segunda (23) segue até 7 de outubro, com foco nos municípios das Áreas Integradas de Segurança Pública (AISPs) de Picos e Valença, identificadas como áreas de risco com potencial para aumento da violência durante o pleito.
Entre os municípios que receberão atenção especial estão Alagoinha do Piauí, Alegrete do Piauí, Bocaina, Francisco Santos, Monsenhor Hipólito, Pimenteiras, Santo Antônio de Lisboa, São João da Canabrava, São Julião e São Luís do Piauí. A operação será coordenada pelo Comando de Policiamento Especializado (CPE), contando com o suporte de equipes especializadas.
As forças de segurança atuarão em conjunto com a Justiça Eleitoral, o Ministério Público Eleitoral e a Polícia Federal, além de monitorar possíveis crimes eleitorais e focos de tensão, permitindo intervenções preventivas e imediatas.
O comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes, enfatizou a importância da operação. "Após reunião da Cúpula de Segurança e com base em dados da Diretoria Estratégica de Inteligência, que identificaram um potencial de aumento da violência nas regiões de Picos e Valença, foi determinada, por meio de portaria, a deflagração da operação. Nosso objetivo é prevenir e reprimir quaisquer atos de violência que possam comprometer o pleito. Estamos mobilizando todos os esforços para garantir a tranquilidade do processo eleitoral, assegurando que a população possa exercer seu direito de voto em paz", destacou o comandante.
A portaria que autoriza a operação já está em vigor e as atividades seguirão o cronograma estabelecido. O foco principal da iniciativa é garantir que as eleições de 2024 ocorram de maneira segura e organizada, sem interferências que prejudiquem o direito ao voto do cidadão.
Mín. 24° Máx. 28°