Desde o início da gestão do governador Rafael Fonteles, o Governo do Estado tem priorizado a segurança pública em Parnaíba, segunda maior cidade do Piauí e principal polo turístico piauiense. Os principais investimentos na área foram aumento do efetivo de policiais, entrega de novas viaturas, aquisição de equipamentos e aumento de batalhões.
No período, Parnaíba recebeu 67 viaturas, sendo 27 carros e 40 motos. Também foram entregues uma base móvel comunitária e 96 armas de fogo. Além disso, 113 veículos roubados foram recuperados na cidade e 671 pessoas foram conduzidas à delegacia.
Dos 1.443 novos policiais militares nomeados pelo Governo do Estado entre janeiro de 2023 e agosto de 2024, 370 foram para a região do litoral, sendo 109 somente em Parnaíba e adjacências.
Jackson Silva, natural de Piripiri, mora em Parnaíba desde janeiro e está percebendo a presença de policiais na rua. "É uma cidade grande, com muitos turistas. Então, requer segurança. Eu senti essa segurança ao ver a polícia presente", conta o morador.
Roberta Alves vive em Parnaíba desde que nasceu e vê de perto a mudança. "Nosso bairro é novo e já vimos polícia por lá, fazendo abordagens. A gente percebe que estão investindo em segurança", acrescenta a moradora.
Qualificação dos policiais
O efetivo de Parnaíba tem passado por constantes qualificações como curso de formação, como VII Estágio de Motopatrulhamento Tático; o 1º Curso de Operações e Sobrevivência em Área de Litoral (Cosal) - inédito no país; e o 2º Curso de Promotor de Polícia Comunitária.
Na região do litoral, foram criados mais três batalhões: 27º batalhão em Parnaíba, 24° em Luís Correia, além do 31° em Cocal. Foram instaladas ainda a Companhia Independente de Trânsito (CIPTran), 2ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (CIPA) e a Companhia Independente de Operações Aéreas (Ciopaer), além dos programas Patrulha Maria da Penha e Patrulha Cidadã.
Mín. 24° Máx. 28°