Sábado, 21 de Setembro de 2024
26°

Tempo limpo

Salvador, BA

Geral Maranhão

Fapema e PGE-MA firmam convênio para preservação de acervo histórico de mais de 50 anos

A ação se dará por meio de projeto de extensão universitária “Organização do Acervo Arquivístico da PGE”.

21/09/2024 às 11h45
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
- Fapema e PGE-MA firmam convênio para preservação de acervo histórico (Foto: Divulgação)
- Fapema e PGE-MA firmam convênio para preservação de acervo histórico (Foto: Divulgação)

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) firmou um convênio com a Procuradoria Geral do Estado (PGE) para selecionar bolsistas de Biblioteconomia que atuarão na organização do acervo arquivístico da procuradoria. Essa iniciativa faz parte do projeto de extensão universitária "Organização do Acervo Arquivístico da PGE", que conta também com a colaboração da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O acervo, que possui 55 anos de história, será cuidadosamente preservado, garantindo a memória institucional e o acesso a documentos importantes e históricos.

O convênio foi assinado, na sexta-feira (20), na Fapema, pelo presidente da Fundação, Nordman Wall e pelo procurador-geral do Estado, Valdenio Nogueira Caminha. Nordman Wall destacou a relevância do convênio. "É um orgulho podermos contribuir com a conservação desse importante legado documental, que servirá de base para futuras pesquisas e contribuirá para evoluirmos, ainda mais, no estudo jurídico. Essa parceria vai gerar muita pesquisa, possibilitar a conservação de documentos para que a gente possa ter ainda mais segurança jurídica no nosso estado", avaliou.

"Temos um arquivo que é histórico, desde a época da instalação da Procuradoria Geral do Estado, e que nunca passou por uma organização neste nível. Esse convênio com a Fapema vai possibilitar a execução de um trabalho de pesquisa, catalogação e que resultará na preservação de documentos históricos importantes. Todo este rico acervo será colocado à serviço da sociedade maranhense”, pontuou o procurador-geral do Estado, Valdenio Caminha.

A PGE-MA é um órgão consultivo, que atua na proteção do interesse público em demandas judiciais. A instituição possui uma série de documentos, acumulados por décadas, e que contam uma parte significativa da história do Maranhão, principalmente a do Poder Judiciário.

Pelo convênio, a Fapema vai conceder bolsas a estudantes de graduação da UFMA, da área de Biblioteconomia, que serão supervisionados por professores e servidores da PGE, experientes em manipulação de arquivos. O convênio terá duração inicial de 12 meses, podendo ser ampliado. O intuito é garantir a execução eficiente da proposta e a preservação do acervo.

O diretor da Escola Superior de Advocacia Pública da PGE-MA, Marcos Bacelar, enfatiza o ganho para a sociedade na parceria com a Fapema e UFMA. “É uma grande parceria, na qual teremos bolsistas que vão aprender, na prática, sob a orientação de professores experientes e servidores da nossa instituição. O nosso arquivo tem 55 anos de história e vamos recuperar esse legado que é uma riqueza para a PGE e mais ainda, para o instituto jurídico do Maranhão", enfatizou.

A adequada gestão de arquivos é fundamental para saber o que pode ser descartado e o que deve ser preservado, avalia Marcus Bacelar. “Este é o intuito da parceria, na gestão desta rica documentação histórica. Esta ação conjunta com a Fapema e UFMA, vai garantir o êxito deste projeto, além de promover o estreitamento dos laços institucionais, que é uma das principais pontes entre o saber acadêmico e o poder público”, enfatiza.

A aplicação do conhecimento acadêmico na melhoria de serviços públicos é uma das prioridades da Fapema e na avaliação do presidente Nordman Wall, a cooperação com a PGE-MA é de grande valor institucional e aos pesquisadores que participarão do projeto. “Nossa academia tem vontade de contribuir com a sociedade, e nosso papel é ser interlocutor, direcionando esses cientistas para áreas estratégicas do governo, atender o interesse público e promover o desenvolvimento do Maranhão”, ressaltou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários