O seminário técnico do Sistema Nacional de Emprego (Sine) - Regional Norte, realizado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a Agência Francesa de Desenvolvimento/Expertise France (AFD), encerrou nesta quinta-feira, 19, com o fortalecimento das ações para qualificação e fomento ao trabalho.
O evento, que iniciou na terça-feira, 17, na Capital, reuniu gestores e diretores dos postos do Sine dos estados do Amapá, Amazonas, Pará, Roraima e Tocantins, com o objetivo de compartilhar as boas práticas de cada região. Na oportunidade, o Sine Tocantins apresentou as principais ações desenvolvidas pelo Governo do Estado, a exemplo doJovem Trabalhador, maior programa de inclusão profissional de jovens na Região Norte do país, que teve grande aceitação. O coordenador estadual da Política de Emprego Trabalho e Renda do Sine de Roraima, Gabriel Maciel Fernandes Silva Costa, revelou que pretende aplicar essa experiência em seu estado.
Outra experiência compartilhada pelo Sine Tocantins foi a nova plataforma de qualificação, oMoodle-Sine. A gerente de treinamentos da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), Daiane Rodrigues, apresentou as funcionalidades do projeto, que tem a proposta de oferecer capacitação à distância para trabalhadores e cidadãos que buscam qualificação profissional.
O secretário de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Jonis Calaça, destacou que as apresentações e discussões realizadas durante o seminário alimentam as propostas e as ações a serem introduzidas nas unidades de todo o Brasil. “É um olhar mais complexo, que nos leva a propor soluções e planejar as ações que proporcionam ainda mais qualidade e eficiência no atendimento ao trabalhador”, ressaltou.
Seminário técnico
A programação do evento iniciou na terça-feira, 17, com apresentações culturais e a abertura da mesa, que abordou o temaNovos caminhos para o avanço da Rede Sine - Tocantins, além daapresentação sintética do Projeto de Cooperação Técnica MTE/AFD.
Além disso, o evento também discutiu a intermediação de mão de obra, juventude e trabalho, políticas públicas e oportunidades em relação às novas modalidades de emprego, assim como as apresentações das boas práticas de cada estado que participou do evento.
O superintendente do Trabalho, José Alberto Gordo, enfatizou que, para além das discussões, o seminário deixa a certeza de que as boas práticas vivenciadas pelas unidades podem ser levadas para outras. “São experiências que atendem as necessidades do trabalhador”, reforçou.
“Realizamos um evento onde cada ente parceiro pudesse apresentar as suas boas práticas de excelência no atendimento aos trabalhadores e trabalhadoras. Discutimos também as questões que cada estado enfrenta e apontamos soluções”, salientou o representante do Ministério do Trabalho e Emprego, Thiago Motta.
Nesta quinta-feira, os participantes do seminário técnico também tiveram a oportunidade de visitar o Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos e a sede do Sine de Palmas.
Mín. 24° Máx. 27°