Em continuidade à programação da Semana Nacional de Trânsito (SNT) na Paraíba, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, promoveu mais uma solenidade, desta vez na cidade de Campina Grande (PB), para a entrega de notebooks a mais oito alunos vencedores do concurso de redação Desafio Nota 1000, cuja edição teve como tema “A cultura de paz no trânsito: desafios e possibilidades da mobilidade urbana no Brasil”.
O evento aconteceu nesta quinta-feira (19), no Centro de Formação de Educadores naquele município, contemplando os estudantes do ensino médio da rede estadual, de escolas que compõem as 3ª, 4ª, 5ª e 15ª Gerências Regionais de Educação (GREs). Os primeiros e segundo lugares ficaram com os alunos Júlio Eduardo Silva, José Kauan Fernandes, Nuane Benedito, Juliana Barbosa, Alice Silva, Thayla Amorim, Larissa Trajano e José Mateus Pereira.
Presente à solenidade, o superintendente do Detran-PB, Isaías Gualberto, conclamou a plateia a executar uma salva de palmas para os professores, pelo desempenho dos seus alunos, que produziram redações de alto nível. “Albert Einstein só foi o gênio que foi porque teve um professor que despertou a sua genialidade. Os professores são fundamentais para o nosso crescimento”, destacou, lembrando que em lugar nenhum os alunos das escolas da Paraíba são inferiores aos de outras regiões.
Já o secretário executivo da Educação, Edilson Amorim, manifestou a sua preocupação com as mortes rotineiras no trânsito, que estão virando estatísticas e correm o risco de não comoverem mais ninguém. “Na medida em que essas mortes se aproximam das nossas famílias, se transformam em tragédias. E isso é muito preocupante”, relatou, destacando a importância do trabalho desempenhado pelo Detran da Paraíba.
Para o coordenador-geral do Programa Desafio Nota 1000, José Carlos Ribeiro, “na educação a gente constrói as conquistas e esses estudantes premiados tiveram uma construção por trás: os professores das nossas escolas. Para nós que coordenamos o Desafio Nota 1000, constatar que Campina não estava nem no top 10, no ano passado, e agora passou a ocupar o 3º lugar na Paraíba como melhor resultado do Enem, é muito gratificante”, confirmou.
Representando os demais premiados, a estudante Juliana da Silva Barbosa, da ECIT Antônio Francisco Gomes, na cidade de Santa Cecília, disse ser uma honra representar os demais contemplados. “Representa muito para mim e para todos nós, premiados no concurso em parceria com o Detran”. E ressaltou o significado de três palavras: dedicação, constância e resiliência. “Saibam que isso é proveniente de um processo, plantado diariamente, escrevendo as redações semanalmente, para conseguir alcançar os objetivos no Enem e nas nossas vidas. Gratidão à parceria com o Detran. Acreditamos que alcançaremos os nossos objetivos, porque o céu é o limite”, concluiu Juliana, sob os aplausos da plateia.
A solenidade ainda foi prestigiada pala anfitriã Lucicleide Rodrigues, gerente da 3ª GRE; pela coordenadora de Educação para o Trânsito, Ariana Nogueira, e agentes da Operação Lei Seca do Detran-PB; pelo chefe da Ciretran de Campina Grande, Renato Maracajá, ao lado de servidores do órgão naquela cidade; pela chefe da Ciretran de Patos, Danúzia Ramos, além de representantes das 4ª e 5ª GREs e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Campina Grande.
Mín. 24° Máx. 27°