Nesta quarta-feira, 18, Sines do Tocantins, Roraima, Amapá e Amazonas apresentaram as boas práticas dos Sines de seus estados no Seminário dos Sines da Região Norte. Proposta visa compartilhar as ações da rede Sine na região Norte, disseminando as práticas e experimentações da parceria entre Ministério de Trabalho e Emprego (MTE) e Agência Francesa de Desenvolvimento/Expertise France (AFD).
“Estamos no segundo dia do evento e nossa manhã foi recheada de discussões. Tivemos quatro grandes temas envolvendo a intermediação de mão de obra, a juventude e o trabalho, as políticas públicas e as novas oportunidades em relação às novas modalidades de emprego”, informou a secretária-executiva da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Alexandra Camargo.
No período da tarde o evento se consolidou com a apresentação das boas práticas de cada Estado. O Programa Jovem Trabalhador e a nova Plataforma de Qualificação do Sine Tocantins, foram apresentados pelo Sine Tocantins durante o evento. “Então a gente viu práticas acentuadas com relação à questão do trabalho para o jovem, que para nós é bem inovador e é o campo que a gente quer atuar muito, como também o trabalho com agricultores. Então vemos que o trabalho está em todas as áreas e que o Sine precisa olhar para todas as áreas e não apenas ficar nos grandes centros. O Sine precisa atender de forma equitativa, para que todos sejam atendidos com nossas ofertas ”, destacou a secretária-executiva.
Representando o estado de Roraima, o coordenador estadual da Política de Emprego Trabalho e Renda do Sine/Roraima, Gabriel Maciel Fernandes Silva Costa, afirmou estar admirado como Projeto Jovem Trabalhador, desenvolvido pelo Governo do Tocantins, como uma das boas práticas do Estado. “Mais de 47% da população do estado de Roraima é formada por jovens menores de 24 anos, e são projetos inovadores, a exemplo do Jovem Trabalhador, que a gente pretende evar para Roraima. O Programa é admirável”, elogiou.
O seminário é voltado para os gestores e diretores dos postos do Sine da região Norte do Brasil, e para os entes parceiros do Sine. O evento é realizado em parceria entre MTE e Agência Francesa de Desenvolvimento/Expertise France (AFD), com apoio do Governo do Tocantins.
O representante do MTE, Thiago Motta disse que o seminário é de extrema importância porque é uma discussão entre parceiros da Rede Sine, que compartilharam um pouco do que fizeram e levarão boas experiências, aqui discutimos problemas comuns da rede Sine e apresentamos propostas de soluções.
Para o coordenador do projeto de Transformação do Sine, do Ministério do Trabalho e Emprego, Ambroise Le Moal, a maior dificuldade está na forma de organização da política pública. “O principal motivo para as dificuldades encontradas está na forma de organização da política pública, na França a política pública do emprego faz parte de uma organização própria que tem um convênio com o Governo, mas essa organização é quem executa a política pública de emprego. Já no Brasil, o encarregado da política pública do trabalho e emprego é resultante da parceria entre estados e municípios, o que traz diversidade mas gera algumas dificuldades”, argumentou.
Programação
O evento segue na quinta-feira, 19, com uma visita ao prédio do Sine Palmas, exposição de produtos da Inclusão Produtiva, e visita ao Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos.
Mín. 24° Máx. 27°