Quinta, 21 de Novembro de 2024
27°

Tempo nublado

Salvador, BA

Ação Social Social

CLDF concede o título de Cidadão Honorário de Brasília ao músico Tião Rodrigues, fundador da banda Squema 6

Nesta quarta-feira (17), às 19h, a Câmara Legislativa do Distrito Federal outorga o título de Cidadão Honorário de Brasília ao músico Tião Rodrigue...

17/09/2024 às 13h03
Por: Redação Fonte: Agência CLDF
Compartilhe:
Foto: Mariana Lins
Foto: Mariana Lins

Nesta quarta-feira (17), às 19h, a Câmara Legislativa do Distrito Federal outorga o título de Cidadão Honorário de Brasília ao músico Tião Rodrigues em sessão solene no plenário, com transmissão ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube

O autor da homenagem, deputado Chico Vigilante (PT), destaca a carreira musical de Tião Rodrigues, guitarrista e violonista autodidata, e sua contribuição para a comunidade artística e cultural do DF.

Hoje com 76 anos, Tião é natural de Silvânia (GO). Aos 15 anos de idade, iniciou a carreira musical em Goiânia. Aos 17, recebeu convite para integrar a Orquestra da TV Brasília e se mudou para a capital federal. Após tocar em São Paulo, voltou à Brasília e fundou a banda Squema 6, que se tornou conhecida nacionalmente. 

Como guitarrista e violonista, ele acompanhou músicos como Nelson Gonçalves, Gal Costa, Luiz Gonzaga, Gonzaguinha, Fagner, João Bosco, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Toquinho, Chico Buarque, Johnny Mathis, Fred Cole, entre outros.

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Vigilante enfatiza que Tião Rodrigues ainda contribuiu para a formação profissional de dezenas de músicos, roadies, técnicos de som e luz, que hoje atuam em todo o Brasil, nos Estados Unidos e Europa. Foram convidados para a sessão solene desta noite músicos e personalidades do cenário artístico. 

Agência CLDF

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários