Como atividade paralela à rica programação da ABAV Expo 51, que ocorre em Brasília (DF), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), de 26 a 28 de setembro, a 1ª Jornada do Turismo 2030 - Estratégias para prosperar frente aos Desafios Climáticos é, pela primeira vez, organizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV), com curadoria da Apply Brasil e patrocínio do Mato Grosso do Sul. Um dos destaques da ocasião, será o lançamento de uma websérie sobre Descarbonização e Turismo Regenerativo.
O teaser da produção, anunciada durante a coletiva de imprensa realizada na quarta-feira (28/08), no Palácio do Buriti, em Brasília (DF), já está disponível nas redes da ABAV Nacional (confira aqui). O objetivo da iniciativa é mobilizar e incentivar o setor de Turismo e seus principais atores, promovendo um intenso e efetivo debate sobre temas relevantes de interesse da categoria, a exemplo do Turismo Regenerativo e Descarbonização, cujos desafios podem ser enfrentados com o espírito de colaboração de todos os seus stakeholders.
Idealizada pela ABAV, especialmente pela sua importância e abrangência no segmento do Turismo sustentável, com o foco na responsabilidade social, a programação inovadora ocorre nas manhãs dos dias 26 e 27 de setembro. Serão cerca de seis horas de conteúdo de excelência, envolvendo convidados especiais em um painel de conversa, além de personagens e histórias de vida que acrescentarão legitimidade e emoção ao debate.
WEBSÉRIE - Em três episódios envolventes, ‘Jornada 2030 - Passaporte para o Futuro’ mergulha em histórias inspiradoras de pessoas que estão mudando o turismo para melhor. Cientistas e especialistas em ambiente e clima se unem a empreendedores que já transformaram seus negócios com práticas mais sustentáveis, mostrando que a mudança é possível e já está acontecendo. Com depoimentos de parceiros de instituições como WWF-Brasil e World Animal Protection, a minissérie nos convida a refletir sobre o papel do turismo na luta contra as mudanças climáticas. Trechos desses episódios servirão de ponto de partida para conversas interativas ao vivo nos painéis da 1ª Jornada do Turismo 2030, onde o público poderá se engajar e participar ativamente dessas discussões que definem o futuro do setor.
"O Brasil tem uma responsabilidade única e um potencial imenso para liderar o movimento global pelo turismo transformacional, uma tendência global da qual vamos falar. Não se trata apenas de proteger nossas florestas e biodiversidade, mas de criar um modelo de turismo que inspire o mundo", explica Caio Coimbra, diretor executivo da Apply Brasil.
A programação da 1ª Jornada do Turismo 2030 vai oferecer ainda apresentações de 15 minutos com instituições parceiras, como o World Wide Fund for Nature - WWF, o International Council on Clean Transportation - ICCT, a World Animal Protection, a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo - Embratur, entre outras,, com o objetivo de aprofundar um leque de temas, como, por exemplo, desenvolvimento social com apoio a comunidades, educação e capacitação; Governança Corporativa; Turismo de Observação de Fauna Silvestre; Turismo de Imersão em Biomas; Energia Renovável e Eletrificação; e Tecnologia Ambiental. Além disso, a Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul - FundTur - não apenas apoiará a realização do evento, mas também enriquecerá as apresentações com discussões sobre políticas públicas e iniciativas voltadas para o fomento do turismo e o desenvolvimento sustentável.
"Contamos, nessa primeira edição da Jornada, com uma temática extremamente necessária, envolvente e de grande impacto sobre o que já vem sendo incluído nos debates internacionais, inclusive na própria ONU, diante do pacto global. Esta é uma excelente oportunidade para que profissionais do Turismo, associados e futuros parceiros possam aprofundar conhecimentos, trocar experiências e trabalhar coletivamente em favor da transformação do turismo, buscando em conjunto soluções efetivas para a questão climática”, afirma Ana Carolina Medeiros, presidente da ABAV.
SERVIÇO:
ABAV Expo 51
Local: Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília/DF
Data: 26 a 28 de setembro
Horário: das 13h às 20h
1ª Jornada do Turismo 2030
Local: Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília/DF
Data: 26 A 27 de setembro
Acesso apenas para convidados
Mais informações disponíveis no site do evento: Link
Assista o teaser da websérie ‘Jornada 2030 - Passaporte para o Futuro’
Sobre a ABAV Nacional.
A ABAV Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens) é a entidade brasileira de maior representatividade do agenciamento no turismo nacional. Presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, foi fundada em 1953, e hoje conta com mais de 2 mil empresas associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras, que, juntas, respondem por cerca de 80% de toda a movimentação de vendas e distribuição de produtos e serviços turísticos no País. A ABAV é membro do Conselho Nacional do Turismo desde a sua fundação e integrante do WTAAA - World Travel Agencies Association Aliance, Folatur - Fórum Latino-Americano de Turismo, atuando em prol do agenciamento em nível global.
Sobre a ABAV Expo.
A ABAV Nacional organiza a ABAV Expo, que é a maior feira de turismo da América Latina. O evento reúne profissionais do Turismo do mundo todo e é a grande vitrine para o lançamento de novidades e tendências, promovendo um ambiente de negócios, relacionamentos e capacitações. Considerado como o único evento itinerante no país, promove destinos, equipamentos e fornecedores. Sua última edição aconteceu no Riocentro, Rio de Janeiro, em setembro de 2023, sendo considerada a maior feira de Turismo no Brasil dos últimos anos, com mais de 42 mil visitantes. Para saber mais sobre a ABAV Expo, acesse: www.abavexpo.com.br
Sobre a Apply Brasil.
A Apply Brasil é uma agência de comunicação e engajamento, que mobiliza conhecimento em rede para promover soluções no combate às emergências climáticas. A atuação é segmentada, o que permite influenciar o debate e ampliar a relevância dos temas centrais como democracia, justiça climática, desmatamento, Amazônia, qualidade do ar e desafios da alimentação.
Mín. 25° Máx. 27°