Entre os dias 24 e 28 de julho, a Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol), em colaboração com diversas secretarias do Governo do Estado, promoveu uma série de ações sociais e educativas no litoral. O objetivo foi conscientizar a população sobre os perigos do uso de álcool e outras drogas, bem como combater a combinação perigosa de álcool e direção.
Durante essa semana de atividades, foram aplicadas as campanhas "SEJA LIVRE SEM DROGAS" e "DROGAS NÃO SÃO BRINCADEIRAS". As ações incluíram blitzes educativas e panfletagens realizadas nas praias e praças litorâneas. A abordagem visou não apenas informar sobre os riscos associados ao uso de substâncias, mas também reforçar a importância da responsabilidade ao volante.
Renato Marques, diretor de Políticas Públicas da Cenfol, destacou a integração das ações com outras secretarias. "Nesse final de semana, a equipe da Cendfol esteve no litoral, juntamente com demais secretarias, dentre elas a Secretaria de Saúde (Sesapi), Secretaria de Segurança (SSP) e a Secretaria das Mulheres (Sempi). Realizamos blitzes com barreiras policiais e educativas em estabelecimentos comerciais, como restaurantes e bares, entregando materiais informativos sobre os perigos do uso de substâncias psicotrópicas e orientando os estabelecimentos sobre a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos."
Além das atividades de conscientização, a equipe participou da solenidade de graduação dos acolhidos das Comunidades Terapêuticas (CTs) Monte Moriá e Terra de Moriá, e realizou uma visita à CT Feminina Samaritanas.
A coordenadora de Prevenção da Cendfol, Keila Damasceno, enfatizou a importância das ações realizadas. "As ações promovidas durante as férias permitem que os diversos órgãos trabalhem em conjunto na prevenção de várias questões, desde violência contra a mulher até o uso excessivo de álcool. A oportunidade de interagir diretamente com as famílias e com a comunidade é fundamental para oferecer conhecimento e orientação, minimizando danos e prevenindo problemas relacionados às drogas e ao consumo excessivo de álcool."
Mín. 24° Máx. 27°