Foto: Helena Marquardt/ Ascom SAS
O Conselho Estadual da Juventude (Conjuve/SC) promoveu na tarde desta sexta-feira, 12, uma reunião online com membros dos oito Conselhos Municipais da Juventude ativos no estado. O objetivo era fortalecer políticas públicas voltadas à juventude e também incentivar a implantação de mais conselhos.
Participaram da conversa representantes de Criciúma, Bombinhas, Blumenau, Brusque, Balneário Camboriú, Irani, Itajaí, Pinhalzinho, São Miguel do Oeste e Joinville. Na ocasião eles puderam compartilhar suas experiências nos conselhos municipais e propor avanços para as políticas públicas.
O Conjuve tem como finalidade estudar, analisar, discutir, propor, avaliar e articular políticas públicas de atenção e apoio à juventude que contribuam para a sua inclusão e afirmação nas áreas da educação, cultural, política, social e do trabalho, do esporte, lazer e saúde.
Uma das principais inspirações para o público jovem é o Estatuto da Juventude, que consta na lei 12.852/2013. A legislação dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude. Entre os direitos básicos citados estão: Direito à Cidadania, à Participação Social e Política e à Representação Juvenil; Direito à Educação e Direito à Profissionalização, ao Trabalho e à Renda.
Jornalista Helena Marquardt (Assessoria de Comunicação)
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916
e-mail: helenamarquardt@sas.sc.gov.br
Mín. 24° Máx. 27°