O M.E. Ateliê da Fotografia realizará no próximo dia 20, a abertura da exposição coletiva CINEMA, sob curadoria do fotógrafo e artista plástico Mário Edson. A mostra tem como objetivo oferecer um olhar profundo sobre o poder do cinema e a chance de experimentar a magia da sétima arte por meio de imagens que capturam a essência dos filmes, memórias afetivas e bastidores das telonas.
A exposição faz parte da 6ª edição do projeto IMORTAIS — Reverberando histórias, culturas e saberes, que homenageia anualmente importantes personagens do universo artístico e cultural. O projeto é uma ação comemorativa do aniversário do ateliê, que iniciou suas atividades em 20 de julho de 2018.
Na mostra serão expostas releituras de grandes títulos, obras clássicas da história do cinema e produções contemporâneas. O público interessado poderá visitar a mostra entre os dias 21 de julho e 22 de setembro, no M.E. Ateliê, localizado na Ladeira do Boqueirão, 6 - Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador.
De acordo com o curador Mario Edson, o intuito é homenagear importantes artistas na história dessa arte. “Vamos prestar homenagens a grandes diretores e relembraremos inesquecíveis histórias, sejam elas dramas, comédias, musicais, ficções… será um passeio pelo universo cinematográfico. Uma exposição imperdível para os amantes do cinema”, destaca.
O evento conta com 31 obras expostas de 25 artistas, sendo 18 baianos, três cariocas, dois paulistas e dois mineiros. Além disso, as obras possuem diferentes técnicas de produção como o uso de lentes, pincéis, lápis e agulhas dos artistas.
Os artistas participantes são: Amanda Medeiros (Sp), Bernardo Be (Mg), Bernardo Tochilovsky (Ba), Camaleão (Mg), Daniel Luz (Ba), Fernando Queiroz (Ba), Frank Jazz (Rj), Genilson Brito (Ba), Izabel Andion (Ba), Juca Fraga (Ba), Léo Furtado (Ba), Lucas Rodrigues (Ba), Lucas Lopes (Sp), Luiz Bhering (Rj), Luiz Henrique (Ba), Luzimar Azevedo (Ba), Mário Edson (Ba), Marta Suzi (Ba), Nayara Rangel (Ba), Reinaldo Giarola (Ba), Rodrigo Nery (Ba), Sérgio Amorim Ba), Tarciso Albuquerque (Ba), Ulisses Araújo (Rj), e Yara Guedes (Ba).
Além das obras, o projeto contará com as seguintes atividades:
1. Painel com as frases mais icônicas dos filmes;
2. Sessões de grandes títulos para grupos previamente convidados;
Filmes: Cinema Paradiso, O Pagador de Promessas, Camille Claudel e Abril Despedaçado.
3. Mostra de fotografias de grandes cenas de filmes históricos;
4. Galeria de grandes diretores;
5. Homenagem a Marlon Brando, Marcello Mastroianni (completariam 100 anos em 2024), Ennio Morricone (o mestre das trilhas sonoras dos filmes mais emblemáticos, verdadeiras obras-primas) e Chico Liberato (artista plástico baiano e autor/diretor do filme animado O BOI ARUÁ).
6. Rodas de conversa;
7.Bate Papo com Rita Assemany (Atriz de Abril Despedaçado);
8. Live Com Amanda Aouad (Crítica de cinema);
Mín. 25° Máx. 27°