Sábado, 06 de Julho de 2024
22°

Tempo nublado

Salvador, BA

Geral Espírito Santo

Fapes adere à chamada internacional para fomentar intercâmbio entre grupos de pesquisa

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), aderiu à Chamada Confap e WBI - Bélgica 2024 , com o objetivo de fomentar o ...

03/07/2024 às 16h29
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Espírito Santo
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), aderiu à  Chamada Confap e WBI - Bélgica 2024 , com o objetivo de fomentar o intercâmbio entre grupos de pesquisa do Brasil e da Comunidade Francesa da Bélgica. O edital é uma parceria do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e do Wallonie-Bruxelles International (WBI), Bélgica. 

O objetivo da chamada é apoiar projetos conjuntos de pesquisa, inovação, mobilidade de pesquisadores, missões e publicações científicas entre os países, Brasil e Bélgica. O lançamento do edital aconteceu no âmbito do Memorando de Entendimento (MoU) assinado em setembro de 2020 pelo Confap e pela WBI para Cooperação Acadêmica e Científica entre a região da Valônia-Bruxelas (Bélgica) e o Brasil. 

No Espírito Santo, a chamada conta com a adesão da Fapes e, com isso, pesquisadores capixabas podem participar de projetos em conjunto com pesquisadores da Valônia-Bruxela. A Fapes vai apoiar um projeto do Estado com até 50 mil euros, oriundos do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Funcitec). O projeto apoiado pela Fapes terá o prazo de vigência de 18 meses, podendo ser prorrogado por seis meses.  

A chamada vai apoiar projetos nas seguintes áreas temáticas: 

Continua após a publicidade
  • Materiais Circulares
  • Inovação para uma saúde melhor 
  • Inovações para produção e projetos ágeis e seguros
  • Sistemas energéticos e habitats sustentáveis
  • Gestão Ambiental Inovadora e futuras Cadeias Agroalimentares.
  • Digitais.  

Critérios de Elegibilidade 

São exigências da Fapes para submissão de proponentes: Ter titulação mínima de doutor; ser coordenador do projeto; estar em exercício efetivo da atividade de pesquisa, desenvolvimento ou inovação em Instituição de Ensino Superior ou Pesquisa, pública ou privada localizada no Espírito Santo; não estar cursando a pós-graduação ou estágio pós-doutoral fora do Estado; entre outros. Além de atender os critérios de elegibilidade dispostos na Chamada Confap & WBI – Bélgica 2024. 

Continua após a publicidade

Serviço:  

Chamada Confap e WBI - Bélgica 2024:  clique aqui e acesse o edital  

Continua após a publicidade

>

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários