Quinta, 04 de Julho de 2024
27°

Tempo nublado

Salvador, BA

Cidades Praia Grande - SP

Recicla Praia Grande: novo Espaço Eco Troca é inaugurado no PIC Melvi

Programa interliga lados ecológico e social para conscientizar a população a reciclar

02/07/2024 às 13h24
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Prefeitura de Praia Grande - SP
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de Praia Grande - SP
Foto: Reprodução/Prefeitura de Praia Grande - SP

 

Por: Milena Mureti de Jesus

O programa Recicla Praia Grande inaugurou um novo Espaço Eco Troca, que fica no Programa de Integração e Cidadania (PIC) do Bairro Melvi (Rua Profa. Heleny Rosa, 114). O atendimento ocorre todas as sextas-feiras, das 14 às 15 horas. Os interessados podem trocar seus recicláveis por alimentos da cesta básica, higiene pessoal, utensílios domésticos, entre outros produtos. Para participar basta levar embalagens de produtos de limpeza, garrafa pet e de higiene pessoal, devidamente higienizados e secos.

 

O Recicla Praia Grande é realizado pela ONG Espaço Urbano, patrocinado pelo Movimento Plástico Transforma e Rede pela Circularidade do Plástico, em parceria com a Prefeitura de Praia Grande. A coordenadora da ONG, Juliana Danezi, destacou que a ação busca que a população mude o olhar em relação ao meio ambiente.

 

“Para motivar os cidadãos a participarem dessa boa ação, foi elaborado uma estratégia de troca onde os recicláveis plásticos serão trocados por diversos produtos e a quantidade de moedas necessárias (1 quilo de reciclável equivale a 1 moeda humanitária) para efetuar a troca”, explicou Juliana.

 

A Diretora do PIC Melvi, Josefa Luna, ressaltou que a iniciativa, além de visar o lado ecológico, também tem um olhar social. “Essa ideia de trocar embalagens pelas moedas humanitárias ajuda as pessoas de baixa renda a comprarem de um jeito mais acessível alimentos, produtos de higiene pessoal, ou até mesmo os alunos do PIC a adquirir itens para utilizar nas aulas”, declarou.

 

A bióloga da Secretária de Meio Ambiente (Sema da Prefeitura de Praia Grande, Mariane Laurentino Ferreira, disse ainda que a embalagem trazida no Espaço Eco será reciclada e isso serve para a pessoa refletir sobre a sua contribuição para o meio ambiente. “Os resíduos que são descartados de forma incorreta nas ruas acabam indo parar no mar, o que acaba afetando a vida marinha. O plástico com descarte incorreto vai parar nos oceanos e animais marinhos sofrem com isso. Cada um precisa fazer a sua parte para mudar esse cenário”, concluiu.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários