Domingo, 30 de Junho de 2024
26°

Parcialmente nublado

Salvador, BA

Geral Maranhão

Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão recebe Selo de Gestão de Indicadores e Desempenho pela AMIB

Unidade foi reconhecida por apresentar os indicadores de qualidade e desempenho necessários para estar em consonância com a Resolução da Diretoria ...

28/06/2024 às 10h58
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
- Entrega do Selo de Gestão de Indicadores de Qualidade e Desempenho (Foto: Divulgação)
- Entrega do Selo de Gestão de Indicadores de Qualidade e Desempenho (Foto: Divulgação)

A UTI Materna da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA) recebeu o Selo de Gestão de Indicadores de Qualidade e Desempenho, conferido pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) com o apoio da Epimed Solutions. A UTI Materna da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da utilização do sistema Epimed Monitor UTI Adulto, foi reconhecida por apresentar os indicadores de qualidade e desempenho necessários para estar em consonância com a Resolução da Diretoria Colegiada n° 07 da Anvisa (RDC-7). 

Entre as histórias de superação que demonstram a eficiência e importância da UTI Materna da MACMA está a da pescadora Luana Alves de Jesus, de 20 anos. Luana chegou com Síndrome de Hellp e 34 semanas de gestação. De acordo com o atendimento médico, ela precisava realizar uma cesárea de emergência. “O atendimento é muito bom, os profissionais fazem avaliação o tempo todo, e fazemos atividades durante o dia, me sinto bem assistida”, expressou a pescadora de Tutóia (MA). 

O esposo de Luana, Sebastião Félix da Silva, de 33, relatou sobre a oportunidade de acompanhar sua esposa quase integralmente. “Gostei demais daqui, pois fomos acolhidos com carinho por todos, e assim está dando tudo certo, agora com alta estamos a mais um passo de ir para casa. Outro diferencial daqui foi a visita, pois podemos fazer o acompanhamento durante o dia, e isso é importante para que ela não se sinta sozinha” completou o lavrador. 

Certificação

A entrega do Selo de Gestão de Indicadores de Qualidade e Desempenho foi realizada na quarta-feira (25) e contou com a presença de representantes da Secretaria de Estado da Saúde e Instituto Acqua, responsável pela gestão da unidade de saúde.

A coordenadora da rede de assistência materno infantil da SES, Tércia Carvalho, evidenciou a excelência realizada pelos profissionais durante a entrega do certificado. “Temos que agradecer a todos os profissionais da MACMA, pois fomos a única maternidade da rede materna a chegar nesse grau de excelência, e espero que cada ano melhoremos mais”, concluiu. 

"Anos atrás recebemos a UTI Materna, e foi um ganho muito grande para o estado do Maranhão, e nós sabemos o quanto somos agraciados por essa conquista, onde muitos estados não tem UTI materna. Hoje agradecemos a todos da equipe por essa conquista e certificação, e por cada superação vencida, estou muito feliz por poder contar com a Secretaria de Saúde e o Instituto Acqua”, disse a diretora geral da unidade, Socorro Braide. 

A diretora executiva-nacional do Instituto Acqua, Paula Assis, fez a entrega da certificação de “Gestão de Indicadores de Qualidade e Desempenho” e parabenizou os profissionais pela assistência prestada a cada paciente. "Confio e me emociono em saber que temos um atendimento eficiente e temos a MACMA como referência em todos os aspectos. Hoje entrego essa certificação com a certeza de que ainda iremos alcançar muitas conquistas", finalizou a diretora. 

Assistência

A Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão contabiliza mais de 257 mil atendimentos, somente este ano. As consultas multidisciplinares até junho somam 25.792, os procedimentos de enfermagem foram mais de 21.485, os dados ainda apontam resultados e Serviços de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT) que firmam em 162.483.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários