O Projeto Cidadania Ativa, realizado pela Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), trouxe uma série de serviços sociais à comunidade rural Taboquinha, em uma ação conjunta com a Secretaria das Mulheres, a Secretaria da Segurança Pública e a Defensoria Pública. A iniciativa ocorreu nessa quarta-feira (26), das 9h às 14h, oferecendo suporte e atendimentos diversos aos moradores da região.
"Essa é a primeira vez que a gente recebe esse trabalho aqui na nossa comunidade, está sendo muito produtivo e muito bom para toda a comunidade, porque a gente não precisa se deslocar daqui até Teresina," comentou Leidilaura Oliveira, presidente da comunidade Taboquinha. A presença das instituições trouxe comodidade e acesso a serviços essenciais aos moradores.
Entre as ações realizadas, destacou-se a roda de conversa conduzida pela psicóloga da Secretaria das Mulheres, Jóselia Brito, que abordou temas importantes para as mulheres da comunidade.
"Estamos aqui somando essa ação com a Sasc, o aparato institucional tem que ir aonde o povo está. Estamos aqui para fazer essa rede de atendimento e dialogar com a mulher sobre os direitos dela, como e onde ela pode procurar ajuda," afirmou Jóselia Brito.
O Projeto Cidadania Ativa visa aproximar os serviços públicos das comunidades rurais, facilitando o acesso a direitos e garantias fundamentais. A ação realizada em Taboquinha é um exemplo disso. Desde março até agora o projeto Cidadania Ativa já realizou 2.086 atendimentos.
Programação
.Oficina de Beleza: Corte de cabelo masculino e feminino, penteado afro, esmaltação de unhas e limpeza de pele.
. Informações sobre Programas Sociais: Orientações sobre o Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Passe Livre, entre outros.
. Atividades Lúdicas: Pintura de rosto para crianças.
. Informações sobre Emprego: Orientações sobre carteira de trabalho e vagas de emprego.
. Emissão de Documentos: Emissão de Carteira de Identidade pela Secretaria de Segurança Pública.
. Orientações Jurídicas: Atendimentos oferecidos pela Defensoria Pública.
Mín. 24° Máx. 27°