Entendendo a importância do trabalho intersetorial, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), por meio da Gerência de Políticas para Igualdade Racial e Imigrantes, participa da programação da Semana do Migrante e Refugiado que está sendo realizada por diversas entidades na Grande Florianópolis e segue até 23 de junho.
Uma das atividades da programação era o projeto RedeMigra em Movimento que aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Norte II, no bairro Ingleses, em Florianópolis e ofertou atendimento aos migrantes em diversas áreas. No local, a Gerência de Igualdade Racial e Imigração da SAS, em parceria com a Cáritas e AVSI, realizou o acolhimento e escuta aos migrantes, ouvindo suas demandas e auxiliando no encaminhamento aos serviços necessários.
“O atendimento aos mais 110 mil imigrantes que vivem em Santa Catarina é um desafio. Por isso, trabalhamos em diversas frentes para dar mais dignidade aos imigrantes que chegam ao estado em busca de uma vida melhor”, explica a secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann.
A programação também incluiu vacinação, orientações sobre o Cadastro Único, atendimento em relação a regularização migratória feito por entidades como a Pastoral do Migrante-Missão Scalabrini, Serviço Jesuíta à Migrantes e Refugiados e Defensoria Pública (DPU).
O Redemigra em Movimento acontece também no Cras Jardim Eldorado, em Palhoça, nesta quinta-feira, 20. No local estão previstas atividades como Roda de Conversa sobre Direito Trabalhista. A Semana do Migrante e Refugiado encerra com a Festa da Partilha Cultural da Redemigra, que terá uma missa em espanhol na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, no Centro de Florianópolis.
Mais informações:
Jornalista: Luciane Lemos/ Ascom SAS – Foto: Bruna Franzoni/SAS
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: ascom@sas.sc.gov.br
Mín. 22° Máx. 24°