Sábado, 23 de Novembro de 2024
28°

Tempo nublado

Salvador, BA

Assistência Social Piauí

Janja Silva destaca importância do Piauí sediar encontro do G20 para debater o combate à fome e à pobreza

Ela apontou programas do governo federal que ajudaram a tirar o Piauí de status de unidade mais pobre da federação.

23/05/2024 às 19h47
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A primeira-dama do Brasil, Janja Silva, enalteceu o Piauí durante a Reunião da Força-tarefa do G20 em Teresina, destacando que a realização do evento no estado tem um significado especial. Ela apontou programas do governo federal que ajudaram a tirar o Piauí de status de estado mais pobre do país e que, hoje, é referência no combate à fome e à pobreza.

"É uma alegria que essa reunião seja realizada no Piauí, um estado que nos enche de orgulho e esperança", disse Janja, citando o município de Guaribas, localizado no sul do Piauí, e que há 20 anos, na primeira gestão do presidente Lula, foi berço do Bolsa Família, o maior programa de inclusão e transferência de renda que o país já viu.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Fotos: Danillo França e Roberta Aline/ MDS

A primeira-dama ressaltou ainda que o Bolsa Família impactou, de forma positiva, a vida das pessoas e também a economia regional, pois garantiu a circulação do dinheiro no próprio município. "O programa Bolsa Família priorizou o aumento da renda das famílias e permitiu ao Piauí deixar a posição de estado mais pobre do Brasil", explica Janja.

Ela também pediu aos países mais desenvolvidos uma atuação mais efetiva no combate à fome, à pobreza e às desigualdades sociais e elencou algumas das ações desenvolvidas pelo governo federal, citando, por exemplo, a alimentação escolar e o estímulo à produção rural, sobretudo, da agricultura familiar.

Continua após a publicidade
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Fotos: Danillo França e Roberta Aline/ MDS

Janja destacou a necessidade de implantar políticas públicas efetivas para as mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social no mundo e citou que, atualmente, 735 milhões de pessoas passam fome e 2,3 bilhões estão em situação de insegurança alimentar, e desse total, 60% são mulheres e meninas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários