Terça, 26 de Novembro de 2024
25°

Tempo nublado

Salvador, BA

Cidades Sorriso - MT

Parlamentar pede abafadores de ruído para alunos com autismo da rede municipal

O tempo dentro de uma sala de aula, com dezenas de alunos, pode ser algo bastante desafiador para crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectr...

17/05/2024 às 18h00
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Câmara de Sorriso - MT
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Câmara de Sorriso - MT
Foto: Reprodução/Câmara de Sorriso - MT

O tempo dentro de uma sala de aula, com dezenas de alunos, pode ser algo bastante desafiador para crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou outras síndromes. O barulho das risadas, gritos, o arrastar das carteiras, as conversas, brincadeiras e toda a agitação de uma sala de aula pode causar muito desconforto às crianças devido à hipersensibilidade auditiva.

Essasensibilidade sensorial pode afetar a vida dessas crianças, podendo gerar incômodo, irritação e até mesmo fobia.  

Por meio de indicação parlamentar, o vereador Leandro Damiani (MDB) está sugerindo ao Poder Executivo a aquisição de abafadores auriculares para alunos autistas com hipersensibilidade matriculados na rede municipal de ensino.

Conforme o parlamentar, os protetores auriculares são uma solução ideal, pois proporcionam uma sensação auditiva mais confortável. Além disso, eles também são altamente recomendados para a realização de atividades e tarefas que requerem maior concentração, pois podem ajudar a filtrar ruídos que são percebidos como invasivos ou perturbadores, criando um ambiente mais calmo e controlado.

Continua após a publicidade

“Com o apoio certo e as estratégias adequadas, é possível melhorar significativamente a qualidade de vida dos autistas e encontrar maneiras de estarem mais confortáveis na rotina escolar. Sendo, inclusive, uma iniciativa para a inclusão destas crianças”, afirma Damiani.

  • Texto: Fabiola Ost

    Continua após a publicidade

    Fotos: Ilustrativa

    * O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
    500 caracteres restantes.
    Comentar
    Mostrar mais comentários